Filtrar


Questões por página:
Homem, 77 anos de idade, comparece acompanhado do filho com relato que, nos últimos 2 anos, o paciente tem apresentado esquecimentos frequentes, como repetir perguntas, esquecer onde guarda objetos e faltar a compromissos. O filho também nota que ele tem apresentado maior dificuldade com o manejo das finanças da casa e a preparação de refeições, apesar do paciente negar quaisquer dificuldades. Ele pontuou abaixo do esperado para sua escolaridade no mini exame do estado mental, com prejuízos em memória recente e funções executivas. No questionário de Pfeffer, pontuou 8. Com base nos dados apresentados, qual o diagnóstico sindrômico mais provável?
Um paciente de 78 anos, internado em enfermaria clínica por quadro infeccioso, apresenta rebaixamento leve do nível de consciência, desorientação temporoespacial, dificuldade de concentração e discurso ilógico. Pela manhã, encontra-se relativamente lúcido, mas, no final da tarde, evolui com piora do nível de consciência, agitação psicomotora e alucinações visuais.
Com base nessa descrição e nos conceitos apresentados por Dalgalarrondo (2019), assinale a alternativa CORRETA. 
Durante avaliação neuropsiquiátrica, um paciente relata dificuldade em manter foco em tarefas simples e em recordar informações recentes. No exame, apresenta distraibilidade acentuada e falhas na evocação de fatos ocorridos no mesmo dia. Com base no enunciado, a interpretação clínica que descreve CORRETAMENTE o quadro é:
Um paciente com suspeita de demência é submetido a avaliação clínica. O médico considera utilizar instrumentos de rastreio cognitivo e exames complementares. Diante do exposto, a conduta CORRETA acerca da prática baseada em evidências é: 
Homem de 77 anos, previamente funcional, é internado por insuficiência cardíaca descompensada. No terceiro dia de internação, passa a apresentar redução acentuada da iniciativa, sonolência diurna, hipotenacidade, alentecimento do pensamento e períodos de confusão mental flutuante, sem agitação evidente. A equipe descreve o paciente como “quieto demais”. Está em uso de furosemida, digoxina, morfina em dose baixa e recebeu benzodiazepínico para insônia na noite anterior. Os exames mostram hiponatremia (129mEq/L) e função renal limítrofe. O diagnóstico e a conduta adequada, respectivamente, são: