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O treinamento pode ser conceituado como as ações adotadas pela empresa para alterar nos novos colaboradores habilidades, atitudes, técnicas e comportamentos visando o alcance dos objetivos organizacionais. Nesse contexto, o tipo de mudança de comportamento obtida através do treinamento e aplicada quando se deseja ajudar as pessoas a pensarem em termos globais e amplos é denominada:
Na área hospitalar, o aprendizado das pessoas que atuam nos processos de atividade-fim deve ser um dos principais pilares das ações de capacitação, visto sua importância e criticidade. A educação e a capacitação podem ocorrer dentro ou fora do hospital, no local de trabalho, em sala de aulas ou outros locais, podendo, inclusive, envolver módulos de educação à distância com o uso de teleconferências, internet etc. Para realizar uma capacitação com sucesso, é necessário realizar um planejamento detalhado, pensando em todas as etapas, utilizando um checklist de treinamento como ferramenta de apoio (BURMESTER,2019). Sobre capacitação no contexto hospitalar e de saúde, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A autoinstrução por meio de leitura, material pré-elaborado, pesquisa, investigação de temas, podendo também ser por meio de instrução programada, não é uma metodologia de capacitação adequada neste contexto. ( ) Estudo de casos, amplamente difundidos por envolver os participantes nas soluções de problemas práticos, diagnosticados e vivenciados, o que sensibiliza e leva em conta a referência das pessoas, é uma metodologia de capacitação adequada neste contexto. ( ) Também são consideradas como capacitação e desenvolvimento, as ações de treinamento e de participação em grupos de trabalho, workshops, fóruns de discussão, com uso de vídeos e filmes direcionados à atividade profissional. ( ) Job rotation, que propicia às pessoas a atuação em diferentes áreas e funções durante as atividades laborativas, não é uma metodologia de capacitação adequada neste contexto. ( ) Ensino a distância (EAD) on-line, via chats, conferências, vídeos e outros; conta com diferentes recursos tecnológicos, é uma metodologia de capacitação adequada neste contexto.

Assinale a alternativa abaixo que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O comportamento das pessoas que trabalham no hospital é identificado sob a óptica humanística, superando a visão tecnicista resultante dos papéis limitados definidos para elas. Abaixo constam exemplos de aspectos importantes para o alcance dos objetivos e metas de qualquer instituição, principalmente na área hospitalar. Diante do exposto, assinale a alternativa que não representa esses aspectos sob a óptica humanista.
Os processos de atração e retenção de pessoas são aqueles necessários para procurar, encontrar, atrair e engajar pessoas que possuam as competências que a organização necessita para a continuidade e evolução de suas operações. Quanto ao processo de atração e retenção de pessoas no serviço público, analise as afirmativas abaixo: I – O concurso público é o principal componente do processo de atração e retenção de pessoas no serviço público. II – A meritocracia, critério pelo qual há a predominância da atração de pessoas por meio de atributos de status político, econômico e relações pessoais, é a melhor forma de captar pessoas eficientes para o serviço público por garantir a confiança no servidor. III – No processo de retenção de seus servidores, os critérios de ascensão no serviço público devem levar em consideração aspectos subjetivos, avaliando cada servidor de forma individualizada e com critérios próprios. IV – Um total de 20% das vagas na realização de concursos públicos, para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da Administração Pública Federal, das autarquias e das fundações públicas, são reservadas para cidadãos negros, desde que o concurso ofereça mais que três vagas. São corretas as afirmativas
A respeito das etapas da gestão por competências, julgue o item subsequente.

Os programas de treinamento são estabelecidos após o mapeamento das competências organizacionais, divisionais e individuais.