Filtrar


Questões por página:
Analise os itens a seguir sobre a História da Habitação Social no Brasil.

I. A primeira iniciativa do governo federal, de produção de habitação de interesse social no Brasil, foi a construção de vilas operárias próximas às indústrias, com o objetivo de abrigar os trabalhadores junto aos locais de trabalho.
II. O Conjunto Habitacional de Realengo, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, foi um dos primeiros conjuntos construídos pelo Instituto de Aposentadoria e Pensão durante o governo Vargas.
III. O Conjunto Habitacional Prefeito Mendes de Moraes, conhecido como Pedregulho, foi construído durante o regime militar, financiado pelo Banco Nacional de Habitação (BNH).

Está correto o que se afirma em
A verticalização das cidades é o processo de crescimento urbano caracterizado pela construção de edifícios cada vez mais altos, para concentrar população e atividades em áreas limitadas.
Analise os itens a seguir sobre verticalização das cidades.

I. Permite maior aproveitamento do solo urbano, reduzindo a expansão horizontal, possibilitando a preservação de áreas verdes ou rurais ao redor da cidade.
II. Resulta em aumento de deslocamentos e menor eficiência no transporte, por aumentar as distâncias entre residências, serviços e equipamentos urbanos.
III. Gera pressão sobre infraestrutura urbana, como sistemas de água, esgoto, energia, transporte e serviços públicos, que podem ficar sobrecarregados se não houver planejamento adequado.

Está correto o que se afirma em
A integração entre modos de transporte em uma cidade urbana é o processo de conectar diferentes meios de transporte de forma eficiente, permitindo que os usuários utilizem múltiplos modais — como ônibus, metrô, trem, bicicletas ou transporte por aplicativo.
A integração entre modos de transporte em uma cidade urbana tem, como principal objetivo,
De acordo com a Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (UNISDR), resiliência é a capacidade de um sistema, comunidade ou sociedade exposta a um perigo de resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se de seus efeitos de maneira rápida e eficaz, incluindo a preservação e a restauração de suas estruturas e funções básicas. Esse conceito está alinhado a diversas metas definidas no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com base nisso, analise as metas a seguir.

I. Desenvolver infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, com foco no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos (Meta 9.1).
II. Até 2030, reduzir significativamente o número de mortes e o número de pessoas afetadas por catástrofes e substancialmente diminuir as perdas econômicas diretas causadas por elas em relação ao produto interno bruto global, incluindo os desastres relacionados à água, com o foco em proteger os pobres e as pessoas em situação de vulnerabilidade (Meta 11.5).
III. Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima (Meta 13.3).

Sobre as metas descritas que contribuem com a resiliência urbana, está correto o que se afirma em
A Resolução CONTRAN nº 236 de 2007 apresenta informações sobre o sistema viário, incluindo a ciclofaixa, tópico dessa questão. Na ciclofaixa, parte da pista de rolamento é destinada à circulação exclusiva de bicicletas. A ciclofaixa é uma estratégia de compartilhamento de vias que tem forte conexão com as soluções do desenho urbano e contribui diretamente para a mobilidade. Portanto, requer dimensionamento e sinalizações específicas com vistas a manter a segurança do ciclista. A Lei nº 12.587/2012 – Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) estabelece o ciclista em 2° lugar em prioridade no uso das vias, logo após o pedestre. Em 3° está o transporte de uso coletivo, o que implica em soluções de desenho urbano cujo compromisso está com as normas vigentes.
Em relação a este tópico, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O desenho urbano está relacionado à qualidade da ciclofaixa. O desenho urbano eficaz prevê uma rede cicloviária conectada, que liga bairros residenciais a centros de trabalho, escolas, parques, áreas comerciais e estações de transporte público.
( ) A ciclofaixa deve ter sentido único e respeitar a largura entre 1,50 m e 2,00 m, sendo recomendada sua locação na lateral da pista, assim como a integração da ciclofaixa com outros modais de transporte.
( ) Na via, a marcação da ciclofaixa é definida por uma linha tracejada, a cor da linha ou do preenchimento da faixa é vermelha para contraste visual. Cores, texturas e contrastes são importantes estratégias para o desenho urbano. Podem ser aplicados tachões contendo elementos retrorrefletivos para separar a ciclofaixa do restante da pista de rolamento, visando aumentar a segurança.

As afirmativas são, respectivamente,