Filtrar


Questões por página:
A integração entre modos de transporte em uma cidade urbana é o processo de conectar diferentes meios de transporte de forma eficiente, permitindo que os usuários utilizem múltiplos modais — como ônibus, metrô, trem, bicicletas ou transporte por aplicativo.
A integração entre modos de transporte em uma cidade urbana tem, como principal objetivo,
De acordo com a Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (UNISDR), resiliência é a capacidade de um sistema, comunidade ou sociedade exposta a um perigo de resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se de seus efeitos de maneira rápida e eficaz, incluindo a preservação e a restauração de suas estruturas e funções básicas. Esse conceito está alinhado a diversas metas definidas no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com base nisso, analise as metas a seguir.

I. Desenvolver infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, com foco no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos (Meta 9.1).
II. Até 2030, reduzir significativamente o número de mortes e o número de pessoas afetadas por catástrofes e substancialmente diminuir as perdas econômicas diretas causadas por elas em relação ao produto interno bruto global, incluindo os desastres relacionados à água, com o foco em proteger os pobres e as pessoas em situação de vulnerabilidade (Meta 11.5).
III. Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima (Meta 13.3).

Sobre as metas descritas que contribuem com a resiliência urbana, está correto o que se afirma em
A Resolução CONTRAN nº 236 de 2007 apresenta informações sobre o sistema viário, incluindo a ciclofaixa, tópico dessa questão. Na ciclofaixa, parte da pista de rolamento é destinada à circulação exclusiva de bicicletas. A ciclofaixa é uma estratégia de compartilhamento de vias que tem forte conexão com as soluções do desenho urbano e contribui diretamente para a mobilidade. Portanto, requer dimensionamento e sinalizações específicas com vistas a manter a segurança do ciclista. A Lei nº 12.587/2012 – Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) estabelece o ciclista em 2° lugar em prioridade no uso das vias, logo após o pedestre. Em 3° está o transporte de uso coletivo, o que implica em soluções de desenho urbano cujo compromisso está com as normas vigentes.
Em relação a este tópico, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O desenho urbano está relacionado à qualidade da ciclofaixa. O desenho urbano eficaz prevê uma rede cicloviária conectada, que liga bairros residenciais a centros de trabalho, escolas, parques, áreas comerciais e estações de transporte público.
( ) A ciclofaixa deve ter sentido único e respeitar a largura entre 1,50 m e 2,00 m, sendo recomendada sua locação na lateral da pista, assim como a integração da ciclofaixa com outros modais de transporte.
( ) Na via, a marcação da ciclofaixa é definida por uma linha tracejada, a cor da linha ou do preenchimento da faixa é vermelha para contraste visual. Cores, texturas e contrastes são importantes estratégias para o desenho urbano. Podem ser aplicados tachões contendo elementos retrorrefletivos para separar a ciclofaixa do restante da pista de rolamento, visando aumentar a segurança.

As afirmativas são, respectivamente,
A Lei nº 12.587/2012 - Política Nacional de Mobilidade Urbana apresenta diversas diretrizes de compromisso com a sustentabilidade, em especial, com vistas a reduzir o impacto ambiental do transporte urbano. Nesse sentido, quais proposições estariam alinhadas com essas diretrizes? Considere a situação hipotética de uma equipe de projetistas que deve desenvolver a infraestrutura de um corredor de transporte público para uma região central de cidade de médio porte.
Com relação às diretrizes alinhadas com o compromisso de reduzir o impacto ambiental do transporte urbano, tal como previsto Lei nº 12.587/2012, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( )Priorizar a ampliação de vias para o transporte individual motorizado, com a criação de bolsões de estacionamento em áreas centrais com pontos de recarga para veículos elétricos particulares.
( ) Priorizar o transporte ativo e público de baixa emissão, projetar o corredor de forma a integrar infraestrutura para veículos de transporte público, ciclovias seguras e calçadas acessíveis, promovendo a intermodalidade.
( ) Desenvolver um sistema de BRT com frota de ônibus movida a diesel em vias exclusivas, priorizar o menor custo de implantação e a fluidez do tráfego.

As afirmativas são, respectivamente,
Com o passar do tempo, a população da cidade de Niterói cresceu e as moradias foram se afastando do centro, provocando o que chamamos espraiamento urbano, produto das políticas de uso e ocupação do solo, incentivado, principalmente, pelo uso do automóvel. Como consequência, as viagens casa-trabalho ficaram cada vez mais longas, aumentando os tempos de deslocamento e prejuízos ao desempenho do transporte coletivo. Isso favorece ainda mais a busca por veículos particulares. Nesse processo, as áreas verdes são comprometidas, os engarrafamentos são recorrentes, a poluição atmosférica e sonora aumenta, além de aumentar também o número de acidentes.
Adaptado de https://urbanismo.niteroi.rj.gov.br/pmus

Para enfrentar os impactos negativos do espraiamento urbano, podem ser adotadas as medidas indicadas a seguir, exceto uma. Assinale-a.