Filtrar


Questões por página:
O Brasil possui regiões geoeconômicas, também chamadas de macrorregiões econômicas ou complexos regionais, que têm características distintas devido a vários fatores, como história, desenvolvimento, população, economia. São macrorregiões do Brasil conforme a regionalização geoeconômica:
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015 a maior parte da população brasileira,84,72%, vive em áreas urbanas. Já 15,28% dos brasileiros vivem em áreas rurais.
Disponívelem:https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18313-populacao-rural-e-urbana.html. Acesso em: 01 nov.2021. Adaptado.
Os dados acima refletem um aumento do processo de urbanização brasile urbanos. Referente as consequências sociais e ambientais da urbanização acelerada, assinale a alternativa correta:
Analise o trecho da entrevista realizada por Musculini (2012) em julho/2011 com Maria de Nazaré,74 anos, aposentada, moradora da área central de Dourados: “Íamos ao Cine Ouro Verde, que ficava onde hoje é o Magazine Luiza, e que também foi a Brasimac. Era o que a gente tinha pra fazer, e a gente gostava. Aos sábados era cheio de gente, e aos domingos também, nas matinês, quando criança a gente só podia assistir matinê.
O fragmento acima refere-se a qual categoria geográfica?
O déficit habitacional figura como um dos mais graves problemas característicos das metrópoles.” Sobre as formas de moradia e suas respectivas características, relacione as colunas a seguir:

1. Cortiços.
2. Loteamentos periféricos.
3. Favela.

( ) Formada por barracos e mocambos construídos com materiais de refugo, como caixotes, tábuas soltas, folhas de zinco, barro e papelão.

( ) Loteamentos situados em pontos distantes da região central, geralmente destituídos de infraestrutura básica e em desacordo com as normas de parcelamento do solo urbano.

( ) São imóveis antigos, geralmente em péssimo estado de conservação, que foram subdivididos e locados para muitas famílias.

A sequência está correta em:
Com a modernização contemporânea, todos os lugares se mundializam. Mas há lugares globais simples e lugares globais complexos. Nos primeiros, apenas alguns vetores da modernidade atual se instalam. Nos lugares complexos, que geralmente coincidem com as metrópoles, há profusão de vetores: desde os que diretamente representam as lógicas hegemônicas, até os que a elas se opõem. São vetores de todas as ordens, buscando finalidades diversas, às vezes externas, mas entrelaçadas pelo espaço comum. Por isso a cidade grande é um enorme espaço banal, o mais significativo dos lugares. Todos os capitais, todos os trabalhos, todas as técnicas e formas de organização podem aí se instalar, conviver, prosperar.
SANTOS, M. A natureza do espaço: tempo e técnica, razão e emoção. São Paulo: Edusp,2008.
A partir da compreensão do fragmento de texto e da organização dos espaços urbanos no Brasil na contemporaneidade, deduz-se que as metrópoles