Filtrar


Questões por página:
“Imagine um bairro histórico em decadência, ou que, apesar de estar bem localizado, é reduto de populações de baixa renda, portanto, desvalorizado. Lugares que não oferecem nada muito atrativo para fazer… Enfim, lugares que você não recomendaria o passeio a um amigo. Imagine, porém, que, de um tempo para cá, a estrutura desse bairro melhorou muito: aumentou a segurança pública e agora há parques, iluminação, ciclovias, novas linhas de transporte, ruas reformadas, variedade de comércio, restaurantes, bares, feiras de rua… Uma verdadeira revolução que traria muitos benefícios para os moradores da região, exceto pelo fato de que eles não podem mais morar ali. É que, depois de todas essas melhorias, o valor do aluguel dobrou, a conta de luz triplicou e as idas semanais ao mercadinho da esquina ficaram cada vez mais caras, ou seja, junto com toda a melhora, o custo de vida subiu tanto que não cabe mais no orçamento desses moradores. E o mais cruel de tudo é perceber que, enquanto o antigo morador procura um novo bairro, pessoas de maior poder aquisitivo estão indo morar no seu lugar”. O processo de transformação urbana evidenciado no enunciado é

“Dados sobre a situação global das metrópoles, consolidados pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (UNHabitat), revelam que, em 2020, havia 2,59 bilhões de pessoas vivendo em metrópoles, cerca de um terço da população mundial”.

(BAPTISTA; DIAS,2021).

No que se refere às características das metrópoles brasileiras, assinale alternativa correta.

No topo do sistema integrado de cidades situam-se as duas metrópoles globais do país: São Paulo e Rio de Janeiro. Sobre essas metrópoles globais é correto afirmar que
“Uma das características do espaço econômico reside na presença de descontinuidades que, tradicionalmente, são identificadas para marcar diferenças e limites entre regiões, áreas e zonas. (...) As descontinuidades, todavia, não se resumem à presença de obstáculos físicos associados à morfologia do terreno.”
do Rio, Gisela Aquino Pires. A espacialidade da economia: superfícies, fluxos e redes. CASTRO, Iná Elias de; et al. (Org..). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,2012.

Em relação às descontinuidades espaciais, analise as afirmativas a seguir.
I. Manifestam-se na escala intraurbana, evidenciadas nas diferenças de nível de renda entre bairros ou entre áreas de um mesmo bairro. II. Manifestam-se nas áreas rurais, quando se apresentam associadas às áreas de produção agrícola em contraposição às áreas de preservação ambiental. III. Manifestam-se em outras escalas geográficas, quando permitem delimitar regiões ou zonas nas quais incidem sistemas específicos de governança.
Está correto o que se afirma em
Leia o fragmento a seguir.
“Quando um território, por exemplo, se urbaniza e as indústrias se instalam para reproduzir as forças produtivas, o espaço é condição de planejamento, seguindo critérios (como a distância e a distribuição da unidade produtiva ao centro consumidor, a extensão e o arranjo modal necessário para aumentar a eficiência da circulação e identificar as direções das vias) para atribuir localizações e constituir uma rede produtiva economicamente viável”.
(Adaptado de CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; PAULA, Igor Rafael de. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v.10, n.19,2020, p.294-322).
De acordo com as autoras, distância, distribuição, extensão, arranjo, direção, entre outros vocábulos que descrevem atributos espaciais dos fenômenos geográficos em uma dada situação, são