Filtrar


Questões por página:
A teoria histórico-cultural busca traduzir para a sala de aula o processo dialético - prática-teoria-prática - de elaboração do conhecimento científico. Considerando as contribuições de Vygotsky, assinale a alternativa correta.
mostrar texto associado

Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.

A teoria sociocultural foi desenvolvida na década de 90 do século passado e reconheceu o papel central do professor na escola para a formação sociocultural, tendo sido fundamental para alavancar o ensino da biologia integrada à sociedade.

A partir dos escritos de Vygotsky, é possível afirmar que o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal é de extrema importância para um ensino efetivo porque, conhecendo-se o que as crianças são capazes de realizar com ou sem ajuda, torna-se possível

Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue o item que se segue.

Segundo a concepção rogeriana, a aprendizagem significativa, além de envolver o indivíduo como um todo e provocar mudança no seu EU, é ameaçadora e autodirigida.

Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue o item que se segue.

De acordo com Vygotsky, a aprendizagem envolve mediação e interação social em determinado contexto histórico-cultural e é essencial ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores.