Filtrar


Questões por página:

Julgue o item que se segue.


O professor e estudioso Vygotsky enfatizou a importância da mediação pedagógica na Educação Infantil, destacando o papel do adulto como um facilitador do desenvolvimento cognitivo das crianças. Ele argumentou que os educadores desempenham um papel crucial ao criar ambientes de aprendizagem ricos e ao fornecer suporte adequado para que as crianças alcancem seu potencial máximo de desenvolvimento.

Julgue o item a seguir.


Na primeira infância, as crianças absorvem informações apenas por meio do ambiente ao seu redor, sem a necessidade de interação social ou estímulos específicos, como propõe a teoria sociocultural de Vygotsky.

A obra de Vygotsky propõe que as funções superiores da consciência, como pensamento, linguagem e memória, são construídas pela interação social e histórica. Nesse sentido, o desenvolvimento infantil ocorre com base em instrumentos culturais e históricos que a criança usa para seu crescimento psicológico. Inicialmente dependente dos processos biológicos, a criança, ao interagir com o ambiente adulto, desenvolve funções psicológicas complexas que passam de processos externos (interpsíquicos) para internos (intrapsíquicos).
Nessa perspectiva teórica, a psicologia infantil é formada pela:
Considerando-se Vygotsky no papel da intervenção pedagógica, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.
A concepção de Vygotsky estabelece forte ligação entre o processo de desenvolvimento e a relação do indivíduo com seu ambiente sociocultural e com sua situação de organismo, que não se desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos de sua espécie. É na _________________________ que a interferência de outros indivíduos é a mais transformadora. Processos já consolidados, por um lado, não necessitam da ação externa para serem desencadeados; processos ainda nem iniciados, por outro lado, não se beneficiam dessa ação externa.

Com base no currículo de educação infantil de Sergipe, julgue o item a seguir.


O currículo de Sergipe estabelece para a educação infantil o pressuposto segundo o qual a criança é um ser eminentemente social, reflexão na qual se insere a perspectiva histórico-cultural apontada por Vigotski, que propõe que diversos tipos de atividades sejam vividos pela criança de modo a possibilitar a assimilação de vasta experiência social.