Filtrar


Questões por página:
Identifique abaixo, qual descrição se adequa ao conceito de MEDIAÇÃO numa perspectivas Vygotskiana.
Leia o texto abaixo:
Existe uma área potencial de desenvolvimento cognitivo, definida como a distância entre o nível atual do desenvolvimento da criança, determinado pela sua capacidade atual de resolver problemas individualmente, e o nível de desenvolvimento potencial determinado através da resolução de problemas sob a orientação de adultos ou em colaboração com os pares mais capazes.
Qual conceito está descrito acima?
Leia as frases abaixo:
Para Vygotsky…
I. …o desenvolvimento acontece “de fora para dentro”. Para Piaget, é ao contrário, “de dentro para fora”
II. a aprendizagem que antecede, possibilita e impulsiona o desenvolvimento.
III …aprendizado e desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida da criança”
Está CORRETO o que se afirma em
As teorias da aprendizagem e desenvolvimento infantil fornecem uma estrutura para entender como as crianças crescem, aprendem e adaptam-se ao ambiente ao seu redor. Diversos teóricos contribuíram com visões distintas sobre este tema. Vygotsky, psicólogo russo, propôs uma abordagem distinta do desenvolvimento cognitivo, dando grande ênfase ao contexto social e cultural como fundamentais para a aprendizagem e desenvolvimento. Segundo Vygotsky, a mente humana é formada através das interações sociais e das experiências culturais.


Os principais conceitos e ideias da teoria sociocultural de Vygotsky, são, entre outras, EXCETO:
As zonas de desenvolvimento dizem respeito às trocas que existem durante as fases do aprendizado das crianças. Para Vygotsky cada criança aprende num ritmo, enquanto umas já dominam a leitura, outras ainda precisam de alguma ajuda. Perceber as diferenças e estimular a troca entre elas leva ao desenvolvimento contínuo. Assim, a partir do que já conhece, ela avança para aprender um pouco mais.

O autor defende que a criança passa por algumas zonas de desenvolvimento, são elas:


I. Zona de desenvolvimento real: é o conhecimento que a criança já tem. Com ele, ela se sente preparada para realizar alguma tarefa sem a ajuda de um adulto. Por exemplo: se a criança já sabe ler, ela pode escolher um livro e ler sozinha.


II. Zona de desenvolvimento potencial: aqui, a criança tem a capacidade de encarar uma tarefa sendo ajudada por adultos ou colegas que já dominaram o assunto. Por exemplo: tirar dúvidas sobre exercícios de matemática de um novo conteúdo.


III. Zona do desenvolvimento avançado: nesta zona, a criança consegue perceber os avanços conquistado em sua aprendizagem.


IV. Zona de desenvolvimento proximal: é a distância entre as zonas anteriores, ou seja, é aquilo que a criança ainda não aprendeu, mas está quase lá.



Estão CORRETAS: