Filtrar


Questões por página:
As teorias de aprendizagem e desenvolvimento constituem marcos interpretativos fundamentais para compreender os modos como os sujeitos constroem conhecimento ao longo da vida. Com base nas proposições apresentadas por Vygotsky, Piaget e Bruner, identifique a alternativa que expressa corretamente uma ideia central comum a essas teorias.
Vygotsky era um intelectual excepcional, e, hoje, sua teoria sociocultural é uma referência inegável no desenvolvimento histórico da psicologia. Em relação à teoria sociocultural, é CORRETO afirmar que:
Visualizar Questão Comentada
As reflexões sobre as interações e as brincadeiras infantis nos levam a pensar sobre como a criança constrói sua autonomia a partir das práticas mediadoras de aprendizagens e das interações com seus parceiros, os adultos ou as crianças e o brinquedo. De acordo com Vygostky, “No brinquedo, a criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário; no brinquedo, é como se ela fosse maior do que é na realidade”. Sobre a afirmação de Vygostky e sobre o conceito da construção da autonomia pela criança, analisar os itens abaixo:
I. Existe uma estreita relação entre a atividade de brincar e o desenvolvimento de novas formas de comportamento pela criança que permitem a ela maior autonomia.
II. Uma ação pedagógica que visa à autonomia não pode se apoiar em medidas baseadas em um controle externo da criança, mas deve pautar-se em ações que a levem, progressivamente, à autodisciplina.
III. Autonomia é a capacidade de executar uma ordem sem ajuda de outra pessoa.
IV. O acúmulo de informações escolares oferece as habilidades essenciais para o aluno atuar na sociedade e desenvolver a autonomia, a partir da relação entre conteúdo e prática.
Estão CORRETOS:

Vários teóricos e pesquisadores deram a sua contribuição para que o processo de desenvolvimento da criança fosse entendido, entre eles: Jean Piaget, Lev Vygotsky, Albert Bandura e outros. Porém, se observarmos, alguns deles não são educadores. Nesse sentido, alguns educadores foram importantes e ainda são para o entendimento e a qualificação da educação infantil. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, estabelecendo a relação entre o pensamento e as ideias de cada um.

Coluna 1

1. Originou o termo currículo centrado na criança, pois acreditava que o currículo deveria estar embasado nos interesses das crianças e os conteúdos integrados nesses interesses.

2. Criou uma abordagem única para o cuidado em grupo de bebês e crianças bem pequenas, na qual enfatizava, entre outras coisas, a necessidade de se construir relacionamentos durante as atividades de cuidado infantil.

3. Deu ênfase no envolvimento ativo das crianças no processo de aprendizagem e promoveu o conceito de ambiente preparado.

4. Acreditava que as crianças aprendem por meio de atividades e experiências sensoriais, além de enfatizar um currículo integrado.

5. Seu modelo educacional enfatiza a espiritualidade e a euritmia, que é a arte do movimento. Deu origem à educação Waldorf sobre desenvolvimento infantil.

Coluna 2

( ) Maria Montessori.

( ) J. H. Pestalozzi.

( ) John Dewey.

( ) Emmi Pikler.

( ) Rudolf Steiner.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Nos estudos desenvolvidos por Vygotsky, e aprofundados por Leontiev, a aprendizagem é considerada uma ação essencialmente humana orientada para objetivos. Nessa concepção de aprendizagem destacam-se três elementos relevantes. São eles: