Filtrar


Questões por página:
A partir da metade do século XX, no Brasil, surgem novas teorias nas áreas da psicologia educacional, propondo que o conhecimento é construído em ambientes naturais de interação social, estruturados culturalmente. São pais dessa teoria:
Dentre as contribuições de Vygotsky para as teorias da aprendizagem, destaca-se a noção de zona de desenvolvimento proximal, definida como:
As opções a seguir indicam aspectos do conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, de Lev Vygostsky, à exceção de uma. Assinale-a.

Trata-se de um conceito formulado originalmente por Lev Vygotsky, na década de 1920, e serve para explicar como a aprendizagem da criança se desenvolve com a ajuda dos outros. Com esse conceito, indica-se a distância entre o nível de performance atual, determinado pela capacidade de resolver tarefas de forma independente, e o nível de performance potencial, determinado por desempenhos possíveis, com ajuda de adultos ou de colegas mais avançados ou mais experientes.


O texto refere-se ao conceito de

Vygotsky, um autor que merece destaque pela construção de uma nova compreensão dos processos de aprendizagem, trouxe o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), um conceito central na Psicologia sociocultural ou sócio-histórica.


A ZDP é fundamentalmente descrita como