Filtrar


Questões por página:
Em relação às concepções teóricas de Jean Piaget e Lev Vygotsky sobre aprendizagem, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre em quatro estágios: interação, assimilação, acomodação e equilibração.
( ) Na teoria sócio-histórica de Vygotsky, o desenvolvimento da criança ocorre em função da interação social e da mediação por instrumentos culturais, como a linguagem.
( ) Segundo Piaget, o processo de aprendizagem depende da adaptação ativa do indivíduo ao ambiente e ocorre através dos mecanismos de assimilação e acomodação.
( ) Tanto Piaget quanto Vygotsky eram educadores que defendiam o papel do professor como central no desenvolvimento das crianças.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A abordagem de Vygotsky nos informa: “numa mesma perspectiva que o homem enquanto corpo e mente, enquanto ser biológico e ser social, enquanto membro da espécie humana e participante de um processo histórico” (Oliveira,1995, p.23).
Considerando a citação, analise as proposições sobre a elaboração dos pilares da abordagem teórica de Vygotsky:
I- As funções psicológicas têm um suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral. II- O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico. III- A relação homem/mundo é entendida como não-mediada por sistemas simbólicos.
Sobre os pilares do pensamento de Vygotsky é CORRETO o que se afirma em:
Vygotsky dedicou-se, principalmente, ao estudo daquilo que chamamos de funções psicológicas superiores ou processos mentais superiores. Isto é, interessou-se por compreender os mecanismos psicológicos mais sofisticados, mais complexos, que são típicos do ser humano e que envolvem o controle consciente do comportamento, a ação intencional e a liberdade do indivíduo em relação às características do momento e do espaço presentes. O desenvolvimento, na abordagem histórico-cultural, é o resultado da interação entre quatro planos genéticos (a filogênese, a ontogênese, a sociogênese e a microgênese). Sobre o plano ontogenético, assinale a alternativa CORRETA:
Marta Kohl de Oliveira ao tratar do aprendizado e desenvolvimento como um processo histórico informa que “a sociedade humana é uma totalidade em constante transformação. É um sistema dinâmico e contraditório, que precisa ser compreendido como processo em mudança, em desenvolvimento” (1995, p.28). Sobre a relação entre os pensadores Henri Paul Hyacinthe Wallon e Lev Semenovich Vygotsky, assinale a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
É CORRETO afirmar que a situação apresentada no Texto III é ilustrativa da seguinte implicação da teoria de Vygotsky para educação: