Questões de Concurso
Filtrar
191 Questões de concurso encontradas
Página 12 de 39
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Aracaju - SE
Disciplina:
Pedagogia
Acerca dos teóricos da educação infantil e suas ideias, julgue o item a seguir.
Lev Vigotski defende que a educação, por meio da inserção da criança na cultura, modifica comportamentos, promovendo o desenvolvimento.
Concurso:
Prefeitura de Aracaju - SE
Disciplina:
Pedagogia
Acerca dos teóricos da educação infantil e suas ideias, julgue o item a seguir.
Vigotski defende a ideia de que a aprendizagem está condicionada ao desenvolvimento.
Concurso:
Prefeitura de Betim - MG
Disciplina:
Pedagogia
Compreender o desenvolvimento em uma perspectiva sociocultural ou sociointeracionista é entender que o homem se constitui na interação com o meio em que está inserido. A interação entre homem e meio é considerada uma relação dialética de aprendizagem e desenvolvimento, por meio de Zona(s) de Desenvolvimento. Assinale a alternativa correta em relação às Zonas de Desenvolvimento.
Concurso:
Grupo Hospitalar Conceição (GHC) - RS
Disciplina:
Pedagogia
Sobre os fatores envolvidos no processo de aprendizagem segundo Vygotsky, assinale a alternativa INCORRETA.
Concurso:
Grupo Hospitalar Conceição (GHC) - RS
Disciplina:
Pedagogia
Em relação às concepções teóricas de Jean Piaget e Lev Vygotsky sobre aprendizagem, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre em quatro estágios: interação, assimilação, acomodação e equilibração.
( ) Na teoria sócio-histórica de Vygotsky, o desenvolvimento da criança ocorre em função da interação social e da mediação por instrumentos culturais, como a linguagem.
( ) Segundo Piaget, o processo de aprendizagem depende da adaptação ativa do indivíduo ao ambiente e ocorre através dos mecanismos de assimilação e acomodação.
( ) Tanto Piaget quanto Vygotsky eram educadores que defendiam o papel do professor como central no desenvolvimento das crianças.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre em quatro estágios: interação, assimilação, acomodação e equilibração.
( ) Na teoria sócio-histórica de Vygotsky, o desenvolvimento da criança ocorre em função da interação social e da mediação por instrumentos culturais, como a linguagem.
( ) Segundo Piaget, o processo de aprendizagem depende da adaptação ativa do indivíduo ao ambiente e ocorre através dos mecanismos de assimilação e acomodação.
( ) Tanto Piaget quanto Vygotsky eram educadores que defendiam o papel do professor como central no desenvolvimento das crianças.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: