Filtrar


Questões por página:
Vygotsky construiu um conceito referindo-se às potencialidades da criança que podem ser desenvolvidas a partir do ensino sistemático. Este conceito é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas pela criança, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros. Este conceito é importante porque possibilita delinear o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento. Além disso, permite ao professor olhar seu educando de outra perspectiva, bem como o trabalho conjunto entre colegas. Este conceito é denominado zona de:
De acordo com um grande teórico da educação do século passado, que impactou nossos modelos atuais de educação, o conhecimento é um processo de interação entre o sujeito e o ambiente, mas o ambiente entendido como algo sociocultural e não apenas físico. O teórico referenciado no texto denomina-se:
“À medida que a criança cresce, não somente mudam as atividades evocadoras da memória, como também o seu papel no sistema das funções psicológicas. A memória não mediada ocorre num contexto de operações psicológicas que acompanham a memória mediada; consequentemente, resultados experimentais poderiam dar a entender que algumas funções psicológicas são substituídas por outras”. Considerando essa afirmação, é correto afirmar que se trata da teoria de:
Sobre as teorias da aprendizagem, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Teoria Construtivista de Bruner.
2. Teoria Sócio-Cultural de Vygotsky.
3. Inteligências múltiplas (Gardner).
Coluna 2
( ) No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.
( ) Desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; o conhecimento surge primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado.
( ) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O teórico que desenvolveu a compreensão da predominância funcional alternada entre emoção e cognição nas etapas do desenvolvimento humano, considerando também o desenvolvimento do ato motor foi