Filtrar


Questões por página:
Galvão Filho (2005), ao citar Vygostky, expõe uma nova face da deficiência, que é a possibilidade dela gerar forças de reação e compensação. Ele compara com o que ocorre no organismo humano numa vacinação. Ao ser inoculado, numa vacinação, com os organismos tóxicos de uma doença, o organismo humano não só não sucumbe a essa doença, como adquire uma maior resistência a ela.

Esse processo de transformar algo inicialmente negativo em algo positivo é chamado por ele de
Em relação à perspectiva vygotskiana, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

A experiência é construída na interação. Nessa perspectiva, a experiência é sempre ______________, mediada pela cultura, inscrita na história do sujeito que, dialeticamente, dialoga com a história de seu tempo, de seu meio, de outros homens.
Um dos campos na educação ininterruptos de estudos e investigações são as teorias da aprendizagem como forma de ampliar as compreensões sobre como as pessoas constroem conhecimentos, ou seja, como se dá a aprendizagem humana ao longo da vida. Com raízes em diferentes correntes filosóficas e psicológicas, as teorias da aprendizagem vêm difundindo concepções e embasando variadas práticas educativas.

SERTORI, Natalia Maria. Teorias da aprendizagem. Gama, DF: UNICEPLAC,2021. (adaptado).


Considerando as informações do texto apresentado e os pressupostos da teoria Vygotskyana, avalie as afirmações a seguir:


I. Enfatiza o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo.

II. Parte da pressuposição de que é na troca com outros sujeitos que o conhecimento e as funções sociais são assimilados.

III. Confere ao professor um papel significativo na aprendizagem do aluno ao intervir nos processos e provocar avanços, criando o que ele chamava de zonas de desenvolvimento proximal.

IV. Em sua teoria acentua sobre a questão da afetividade expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão.

V. Defende o pensamento de que o aluno não é apenas ativo, mas também interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

Segundo Vygotsky existem três momentos importantes da aprendizagem da criança.


( 1 ) Zona de desenvolvimento potencial.

( 2 ) Zona de desenvolvimento real.

( 3 ) Zona de desenvolvimento proximal.


( ) Tudo que a criança realiza com o apoio de outras pessoas.

( ) Tudo que a criança ainda não domina, mas que se espera que ela seja capaz de realizar.

( ) Tudo que a criança já é capaz de realizar sozinha.


A ordem CORRETA está inserida na alternativa:

Visualizar Questão Comentada
Os estudos de Lev Vygotsky postulam uma dialética das interações com o outro e com o meio, como desencadeador do desenvolvimento: