Filtrar


Questões por página:
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Os mecanismos de condicionamento operante que Bruner considera importantes são: reforço positivo ou recompensa; reforço negativo; extinção ou ausência de reforço; e, castigo. ( ) A ideia básica da teoria da Piaget é a de que as funções permanecem invariáveis, mas que as estruturas mudam, sistematicamente, conforme a criança se desenvolve. ( ) Vygotsky partia da ideia de que a criança tem necessidade de atuar de maneira eficaz e com independência e de ter a capacidade para desenvolver um estado mental de funcionamento superior quando interage com a cultura. ( ) A teoria de Skinner tem quatro princípios fundamentais: motivação, estrutura, sequência e reforçamento. ( ) A teoria da assimilação de Ausubel, ou teoria da aprendizagem significativa, é uma teoria cognitivista e procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relação ao aprendizado e à estruturação do conhecimento. A sequência está correta em
mostrar texto associado
O autor, ao qual se refere a teoria exposta, trata-se de:
Vygotsky e Piaget são dois grandes nomes da pedagogia e salientam que o brincar estimula a criatividade, a fantasia e as novas possibilidades de interpretar o mundo, assim como construir relações com os outros. Brincando a criança expressa ideias, emoções, melhora sua autoestima, desenvolve motricidade e raciocínio lógico.
Nesse contexto, assinale com V as afirmativas que apresentam conceitos verdadeiros do brincar e F para os falsos.
( ) Valoriza o lúdico na educação infantil. ( ) Cria bloqueios de comunicação. ( ) Auxilia na aprendizagem. ( ) Garante a conduta de respeito e partilha com outro. ( ) Aumenta a capacidade física e intelectual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
O grupo de pesquisadores que se destacou por ter se dedicado ao problema da aprendizagem de forma bastante promissora, era composto por Piaget, Vygotsky e Wallon. Nesse contexto, correlacione a COLUNA I com a COLUNA II.

COLUNA I
1. Piaget.2. Wallon.3. Vygotsky.

COLUNA II
( ) Defendia que a evolução psicológica da criança, ou seu legado ultrapassou os limites desse momento da vida, ao fornecer elementos para a compreensão da dinâmica do processo de conhecimento.
( ) Empreendeu um estudo original e profundo do desenvolvimento intelectual da criança, cujos resultados demonstraram ser o desenvolvimento das funções psicointelectuais superior como um processo absolutamente único.
( ) Explica as formas de conhecimento típicas da ciência recorrendo-se à gênese dessas formas e ao estudo dos caminhos percorridas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A Zona de Desenvolvimento Proximal é um conceito relacionado ao processo de aprendizagem e desenvolvimento humano que foi proposto por: