Filtrar


Questões por página:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Paulo Freire, em diversas obras suas, alega que o desenvolvimento infantil está intimamente relacionado com a construção de habilidades motoras e cognitivas. Assim, o tema psicomotricidade tem grande importância na formação da criança como um todo, sendo assim, é dispensável o desenvolvimento das habilidades motoras do ponto de vista social, cognitivo e afetivo, para a construção do ser. II. No interacionismo proposto por Vygotsky, encontramos uma visão de desenvolvimento baseada na concepção de um organismo ativo, cujo pensamento é construído paulatinamente num ambiente que é histórico e, em essência, social. III. A pedagogia libertadora é caracterizada por abolir completamente o uso de livro didático nas escolas.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as informações a seguir:

I. Jean Piaget foi pedagogo e desenvolveu um método detalhado e estruturado para ser aplicado em sala de aula. A aprendizagem para Piaget é evidenciada pelo que pode ser observado, ou seja, pela Análise do Comportamento.
II. A aprendizagem, segundo as ideias de Vygotskyt, possui caráter social e cultural. A internalização completa o processo, ou seja, adianta-se ao processo de desenvolvimento.

Marque a alternativa CORRETA:
Analise as informações a seguir:
I. O conhecimento, segundo Skinner, é alcançado passo a passo no percurso dos estágios universais, pré-determinados pelo desenvolvimento biológico.
II. A inteligência articula sexualidade e conhecimento. A força sexual inconsciente, desviada do objeto original, aciona a atividade intelectual, segundo Henry Wallon.
III. A busca pelo conhecimento surge sempre e primeiro no contato com outras pessoas e posteriormente é internalizado. O conhecimento, então, possui uma função psicológica especificamente humana, segundo Vygotsky.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir, que descrevem concepções do desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem na primeira infância.

I. Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre em estágios sequenciais, sendo o estágio pré-operacional marcado pelo pensamento simbólico, embora ainda limitado pela ausência de lógica reversível.
II. Vygotsky defende que o desenvolvimento ocorre prioritariamente pela interação social e pela mediação de adultos ou pares mais experientes, o que facilita a internalização de conceitos.
III. Ausubel afirma que a aprendizagem ocorre a partir da reorganização espontânea dos conceitos, sem necessidade de estruturação prévia, o que permite uma aprendizagem significativa.
IV. Para Bruner, a representação icônica precede a representação enativa e simbólica, sendo etapas independentes e isoladas no desenvolvimento da criança.

Estão CORRETAS as afirmativas:
Leia a situação hipotética abaixo.

Em uma situação de aprendizagem de leitura e escrita, a professora do 2º ano do Ensino Fundamental está trabalhando com um grupo de alunos em um ambiente rico em interações sociais. Durante a atividade de leitura em voz alta, um dos alunos demonstra dificuldades em compreender o significado de palavras desconhecidas e frequentemente pede para a professora explicar o significado.

Nesse contexto, de acordo com a teoria de Vygotsky sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal, a professora deve: