Filtrar


Questões por página:

Sobre os elementos básicos da psicomotricidade, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Esquema corporal.

(2) Lateralidade.

(3) Estruturação espacial.

(4) Orientação temporal.


( ) É a capacidade de situar-se em situações que envolvem, por exemplo, sucessão de acontecimentos e duração de intervalos.

( ) É a orientação e estruturação do mundo exterior, referindo-se primeiro ao “eu referencial”, depois a outros objetos ou pessoas em posição estática ou em movimento.

( ) Corresponde a dados neurológicos e é influenciada por certos hábitos sociais, que irão definir a dominância lateral.

( ) É uma representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo.

Sobre as respostas fisiológicas à atividade física e ao exercício físico em crianças e adolescentes, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) A capacidade das crianças para realizar atividades anaeróbias é maior do que a capacidade de um adulto, muito em função da capacidade glicolítica aumentada da criança.

( ) As mudanças na composição corporal com o treinamento em crianças e adolescentes são semelhantes às observadas em adultos, tais como perda do peso corporal total e da massa gorda, além do aumento na massa muscular livre de gorduras.

( ) Os ganhos de força obtidos com crianças e adolescentes decorrem principalmente das adaptações morfológicas dos músculos, não possuindo ganhos de força relacionados à melhora nas capacidades neuromusculares e coordenativas nestas faixas etárias.

( ) Com a melhora das funções pulmonar e cardiovascular, à medida que a criança se desenvolve, melhora também a sua capacidade aeróbia.

Em conformidade com a BNCC — Ensino Fundamental: Educação Física, quanto às unidades temáticas que devem ser abordadas ao longo do Ensino Fundamental no componente curricular Educação Física, está a unidade temática práticas corporais de aventura. Em relação à unidade temática referida, analisar os itens abaixo:

I. Envolve a exploração de expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e nas proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador.
II. Diz respeito às práticas pedagógicas que envolvem o ensino de técnicas e regras desportivas predeterminadas através de metodologias diretivas. São classificadas com base no ambiente de que necessitam para serem realizadas, e sua prática é de difícil execução no espaço escolar.
III. É baseada na experiência prática, na valorização da competição e da superação individual como valores fundamentais e desejados para uma sociedade moderna. A prática esportiva competitiva é o centro do processo pedagógico.

Está(ão) CORRETO(S):
Quanto mais o professor compreender a dimensão do diálogo como postura necessária em suas aulas, maiores avanços ele estará conquistando em relação aos alunos, pois, desse modo, eles se sentirão mais:
O Estatuto da Igualdade Racial é destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade e oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. Para efeito da Lei nº 12.288/2010 — Estatuto da Igualdade Racial, considera-se discriminação racial ou étnico-racial: