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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que:
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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação ou Lei n.0 9.394 foi criada em 1961, teve uma versão em 1971, que vigorou até a promulgação mais recente, sancionada em 20 de dezembro de 1996. Sobre essa Lei, é correto afirmar que:
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No Brasil, a partir da implantação do regime republicano e do direito de voto aos alfabetizados, houve, nas primeiras décadas do século XX, uma preocupação em garantir que os novos programas curriculares criassem uma identidade nacional. Para isto, o ensino de história deveria:
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A partir do final dos anos 60 do século XX, as críticas sobre os métodos de ensino levaram os educadores a dedicarem mais ênfase à renovação do ensino. No ensino de História, houve críticas ao chamado método tradicional, que caracterizava a História como uma disciplina:
Sobre Metodologias do Ensino de História, leia o texto seguinte:
Narrativas diferentes sobre o mesmo tema Tema: A história da minha cidade.
Primeiro passo: A criança conta a história da sua cidade. Pode ser aquela que ela sabe ou pode ser uma história imaginada.
Segundo passo: Conhecimento histórico: narrativa historiográfica: o professor escolhe um texto de um livro didático e documentos históricos e constrói junto com os alunos uma segunda narrativa.
Terceiro passo: O professor pede para que a criança entreviste alguém sobre a história da cidade construindo uma terceira narrativa. Diferenças nas narrativas: a criança é convidada a ler e refletir sobre as narrativas construídas. Terá que fazer um exercício de perceber no que as narrativas se diferenciam e naquilo que se aproximam e como os autores chegaram a suas conclusões.
Quarto passo: A partir das três narrativas, a criança constrói uma nova narrativa sobre a história da cidade, complementando, justificando, deduzindo como os autores construíram suas narrativas.
Fonte: História: ensino fundamental / Coordenação Margarida Maria Dias de Oliveira. - Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica,201 O, p.31.
Após a leitura do texto, marque a alternativa errada.