Filtrar


Questões por página:
Como elemento constitutivo das relações sociais entre homens e mulheres, é uma construção social e histórica. É construído e alimentado com base em símbolos, normas e instituições que definem modelos e padrões de comportamento aceitáveis ou não para a sociedade. Delimita campos de atuação para cada membro da sociedade, dá suporte à elaboração de leis e suas formas de aplicação. Também está incluída nesse aspecto a subjetividade de cada sujeito, sendo única sua forma de reagir ao que lhe é oferecido em sociedade. É uma forma primeira de significação de poder.
Tal definição se refere ao seguinte fator:
Com o objetivo de promover e proteger a saúde da criança e o aleitamento materno, o Ministério da Saúde instituiu a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), visando à redução da morbimortalidade e promovendo um ambiente facilitador à vida com condições dignas de existência e pleno desenvolvimento. A política abrange os cuidados com a criança, com especial atenção à primeira infância e às populações de maior vulnerabilidade, na seguinte faixa etária:
Os locais de trabalho, pela própria natureza da atividade desenvolvida e pelas características de organização, relações interpessoais, manipulação ou exposição a agentes de riscos, podem comprometer a saúde e a segurança do trabalhador em curto, médio e longo prazo, provocando lesões imediatas, doenças ou a morte. Os tipos de riscos encontrados no ambiente de trabalho são:
Os Indicadores de Saúde são medidas informativas representadas mediante proporções, índices, coeficientes ou taxas, que são utilizadas para descrever, analisar ou relacionar determinantes ao estado de saúde. Os fatores utilizados para a avaliar e classificar os referidos indicadores são:
Um plano de segurança do paciente em estabelecimentos de Saúde será mais preciso, se os Núcleos de Segurança do Paciente medirem a cultura de segurança existente nesse serviço. Para a organização do plano, é importante que se conheçam os fatores contribuintes, que são circunstâncias, ações ou influências que desempenham um papel na origem ou no desenvolvimento de um incidente ou no aumento do risco de incidente. Estes fatores podem ser: