Filtrar


Questões por página:
Determinados exames complementares auditivos têm por objetivo tornar mais preciso o diagnóstico das alterações nessa região, constituindo-se em aferições objetivas que avaliam a atividade bioelétrica na via auditiva, do nervo auditivo ao córtex cerebral, em resposta a um estímulo acústico. Nesse caso, descrevemos os exames do tipo:
Convencionalmente, propõe-se que os componentes que intervêm na produção dos sons denominam-se fonoarticulatórios, responsáveis, por exemplo, pela criação de energia aerodinâmica necessária para fazer vibrar as pregas vocais por meio de mecanismos:
O núcleo sensorial, principal e espinal, localizado no bulbo, encontra-se interconectado com diversos núcleos motores do tronco encefálico, próprio de vários nervos cranianos, exercendo a finalidade de coordenar as diferentes funções estomatognáticas com outro sistema. O núcleo motor do nervo craniano que tem como finalidade o reflexo mandibular é o:
O crescimento intersticial do tecido muscular esquelético facial acontece por meio de dois fenômenos:
A fala é a combinação de sons vocálicos e consonantais. Para articular cada som, há um posicionamento dos articuladores (língua, lábios) em determinados pontos de articulação (dentes, alvéolos, palato). As consoantes são produzidas por maiores estreitamentos ou interrupções do ar no trato vocal, por meio de diferentes modos de articulação. Assim, quando determinadas consoantes são produzidas por meio de um bloqueio total do ar em algum lugar da cavidade oral, estamos falando de espécies do tipo: