Filtrar


Questões por página:
A pequena participação do relevo no clima de Sergipe se dá para aumentar os totais pluviométricos a barlavento dos planaltos e serras, especialmente nas vertentes mais a sudeste. Esse fato justifica a maior precipitação pluviométrica para os municípios a barlavento da Serra de Itabaiana em relação ao município de Itabaiana que se encontra a sotavento.
M. T. M. Diniz et al. Sistemas atmosféricos atuantes e diversidade pluviométrica em Sergipe. In: Boletim Goiano de Geografia, vol.34, n.1, p.17-34,2014. Internet <https://revistas.ufg.br>.

A designação dada ao tipo de precipitação que ocorre quando a massa de ar úmida encontra um obstáculo do relevo como a Serra de Itabaiana, conforme mencionado no fragmento de texto anterior, é
O estado de Sergipe apresenta regime pluviométrico definido por um período seco de primavera-verão e chuvoso de outono-inverno. Esta marcha estacional da precipitação está relacionada ao fato de a área permanecer sob ação contínua de um sistema meteorológico cujas propriedades acarretam estabilidade, gerando estados de tempo bons e secos, dificilmente modificados pela morfologia regional.
H. M. Araújo et al. O clima de Aracaju na interface com a geomorfologia de encostas. In: Scientia Plena, v.6, n.8,2010. Internet: <https://ri.ufs.br > (com adaptações).

Assinale a opção que indica corretamente o sistema meteorológico citado no fragmento de texto anterior.

O ciclo hidrológico é um fenômeno que ocorre na superfície do globo terrestre, proporcionado pela energia do Sol e da gravidade, provocando a circulação da água entre os continentes e os oceanos, em diferentes estados e fases. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
O carbono, na forma de dióxido de carbono (CO2), é movimentado por processos naturais entre a atmosfera e os continentes e entre a atmosfera e o oceano. Essa movimentação pode ser vista como um processo cíclico, sendo denominada de ciclo global de carbono.
R. P. Costa. Ciências do ambiente. São Paulo: Oficina de Textos,2021.
A etapa do ciclo do carbono na qual, o CO2 é trocado entre a atmosfera e a hidrosfera, pelo processo de difusão, até que se estabeleça o equilíbrio entre a quantidade de CO2 que se encontra na atmosfera acima da água e na água é chamada de ciclo
Um ecossistema que apresenta vegetação autêntica e unicamente brasileira, composta por plantas arbustivas, de caules finos, tortuosos e emaranhados. O solo, de modo geral, não favorece a agricultura ou a retenção de água por ser predominantemente raso e pedregoso. Contudo, em algumas localidades, encontram-se parcelas de solo profundo e fértil, combinação que proporciona o aparecimento de uma paisagem diversificada.
L. M. Coutinho. Biomas brasileiros. São Paulo: Oficina de Textos,2016.
O ecossistema brasileiro mencionado no fragmento de texto anterior é conhecido como