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Observe as propostas de reescrita de frases do texto.
I. “Assim, como desdobramento da política fiscal, a política tributária trata do nível e distribuição da carga de tributos e da estrutura e modelagem tributárias” (l.18-19) – Da mesma forma que ocorreu com o desdobramento da política fiscal, é preciso que a política tributária se relacione com níveis de distribuição de cargas tributárias altas, bem como as estruture e modele.
II. “O foco nas atividades de fiscalização, arrecadação e cobrança tem caracterizado a atuação atual da Receita Estadual” (l.23-24) – As principais atividades que têm caracterizado a hodierna atuação da Receita Estadual são relacionadas à fiscalização, com ênfase na arrecadação e na cobrança.
III. “Hoje, o órgão age preventivamente na convergência de interesses e busca o cumprimento voluntário do pagamento do tributo como meta prioritária” (l.25-27) – Atualmente, age-se preventivamente em relação à tendência de unir interesses do órgão e dos voluntários, que pagam tributos como metas prioritárias.
Quais alteram o sentido original?
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Analise as relações entre verbos e sujeitos a seguir.

I. produzem (l.02) – “Aceleradas mudanças na Receita Estadual do Rio Grande do Sul” (l.01).
II. sejam (l.07) – “especialistas nas universidades públicas e privadas” (l.06).
III. Trabalha (l.27) – “meta prioritária” (l.27).
IV. são (l.30) – “pontos de destaque na atuação da Receita Estadual” (l.30).

Quais estão corretamente indicadas?
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Analise as afirmações que são feitas sobre o texto.

I. De acordo com um dos auditores-fiscais gaúcho, a política tributária é influenciada pelo processo econômico, o que implica um aumento na renda, no volume da demanda e da poupança e nos investimentos reais.
II. Uma das essências da nova cultura da Receita Estadual é fazer com que haja arrecadação suficiente para que se consiga encarar as demandas sociais que estão em ascensão.
III. É primordial para a Receita Estadual manter um bom relacionamento com os contribuintes, oferencendo morosidade nas consultas ao órgão.

Quais estão corretas?
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Analise as afirmações que são feitas sobre o texto.

I. Há duas formas de perceber o tempo: de maneira contínua, visando sempre e somente o futuro; ou de maneira direta, em que passado, presente e futuro se relacionam.
II. Muitas das conceituações elaboradas sobre o tempo são universais; independente da cultura, por exemplo, todos sabem que não se deve deixar qualquer outra pessoa esperando.
III. No dia a dia, os seres humanos lidam com o tempo de uma mesma maneira, independente de ser sobre atos cotidianos ou sobre teorias de tempo.

Quais estão incorretas?
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Considere as assertivas abaixo sobre acentuação gráfica, letras e fonemas.

I. As palavras ‘irá’ (l.01) e ‘até’ (l.04) são acentuadas em virtude da mesma regra, e nenhuma delas possui mais letras do que fonemas.
II. Tanto em ‘países’ (l.05) quanto em ‘país’ (l.21), ocorre ditongo; e, em ambas, o número de letras difere do número de fonemas.
III. ‘vários’ (l.05) e ‘funcionário’ (l.32) continuariam a ser palavras da língua portuguesa caso o acento fosse retirado.

Quais estão incorretas?