Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas abaixo acerca do teor da Lei 11.645/08.
1. Representou uma conquista representativa para o reconhecimento social dos descendentes de africanos e indígenas do Brasil.
2. Tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em todas as escolas brasileiras, públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio.
3. Determinou a obrigatoriedade do ensino de história e culturas indígenas e afro-brasileiras nos cursos de licenciatura plena em História, das universidades públicas.
4. Regulamentou o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na educação básica do Brasil, tornando-se instrumento relevante de luta contra o racismo nas escolas do país.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Nas páginas do livro A Revolução Francesa da historiografia: a Escola dos Annales,1928-1989, Peter Burke identificou três gerações da Escola.
A primeira tem em Lucien Febvre e Marc Bloch representantes de destaque, que atacam o “antigo regime historiográfico” e fundam os Annales, revista que coloca como um dos seus pressupostos básicos a:
Analise o texto abaixo.
A Lei nº 10.639/2003, também trata do ensino sobre a cultura e história afro-brasileiras, especificando que o mesmo deve privilegiar a história da África e dos __________________________, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
Também determina que tais conteúdos devem ser ministrados dentro do currículo escolar, em especial nas áreas de ____________________, literatura e história brasileiras.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
A Lei no 10.639/2003 que altera a Lei nº 9.394, e estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, no art.79-B, afirma que o calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como Dia Nacional da:
Na década de 1960, na Inglaterra, surge uma corrente historiográfica que procurava produzir conhecimento a partir do ponto de vista de pessoas comuns, mas que foram tão sujeitos do processo histórico estudado quanto os políticos e os líderes militares.
Representantes dessa corrente, como ________(1)___________ e Christopher Hill valorizam a interdisciplinaridade e passam a produzir a chamada história __________(2)____________, ou seja, os processos históricos focados naqueles que denominaram massa de esquecidos, ou seja, camponeses, artesãos, operários.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.