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É objetivo da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:
1. assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.
2. garantir a formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão.
3. garantir o atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum.
4. garantir a acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação.
5. garantir que a educação especial seja organizada de forma paralela à educação comum de modo a atender de forma mais adequada os estudantes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A Base Curricular de Palhoça afirma que é fundamental orientar, acompanhar e avaliar de maneira adequada os estudantes atendidos pela Educação Especial, disponibilizando os recursos de acessibilidade para que eles tenham acesso ao conhecimento formal.
Para tanto, orienta-se:
1. flexibilizar a avaliação quando necessário.
2. adaptar e adequar o currículo de acordo com o planejamento pedagógico.
3. disponibilizar material pedagógico acessível, ou seja, mais simplificado para os estudantes com deficiência.
4. utilizar materiais concretos e com recursos visuais durante a aplicação dos conteúdos curriculares.
5. planejar de maneira que o estudante seja considerado por suas potencialidades e particularidades.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
O Estatuto da Pessoa com deficiência define barreira como “qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros”.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) referente aos tipos de barreiras.
( ) Barreiras urbanísticas: as existentes nos edifícios públicos e privados.
( ) Adaptações razoáveis: adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e indevido, quando requeridos em cada caso, a fim de assegurar que a pessoa com deficiência possa gozar ou exercer, em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos e liberdades fundamentais.
( ) Residências inclusivas: moradia com estruturas adequadas capazes de proporcionar serviços de apoio coletivos e individualizados que respeitem e ampliem o grau de autonomia de jovens e adultos com deficiência.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Assinale a alternativa correta sobre o PNE.
“A criança e o adolescente têm o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na constituição e nas leis.”
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base nos aspectos compreendidos como direito à liberdade.
( ) opinião e expressão ( ) crença e culto religioso ( ) buscar refúgio, auxílio e orientação ( ) participar da vida política, na forma da lei
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.