Filtrar


Questões por página:
Em "Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade" Hoffmann (2010) apresenta alguns erros ortográficos cometidos pelos alunos em tarefas de textos.

Analise as reflexões abaixo sobre os erros destacados para, em seguida, assinalar a alternativa correta.
I . Percebe-se que as crianças já elaboraram a construção da língua escrita.
II. As crianças não trocam "massã" por "matã", por exemplo, pois buscam a coerente representação fonética da língua falada, assim como em "pessoua" ou "muinto", que são pronunciadas dessa forma.
III. Esses erros de grafia representam dificuldades de compreensão dos alunos e devem ser apontados, ainda que de forma sutil, pelos professores.
IV. Por ser a ortografia um conhecimento de natureza arbitrária, não há como o aluno compreender, em muitas situações, porque se escreve "encher" e "mexer", por exemplo.
As reflexões que estão de acordo com as propostas de Hoffmann constam dos itens:
Considerando o disposto na Base Nacional Comum Curricular, assinale a alternativa que apresenta incorreção quanto à competência específica da área de conhecimento destacada.
Visualizar Questão Comentada
Uma das ações mais recentes do Ministério da Educação diz respeito à Política Nacional de Alfabetização. O documento "Práticas de Alfabetização", utilizado como referência pelo Programa do MEC (2021), apresenta várias estratégias de ensino, alinhadas aos objetivos de aprendizagens descritos na Base Nacional Comum Curricular.
Com relação à estratégia de ensino "consciência de sílabas" o referido documento aponta que:
Moreno (In: PANIZZA, MABEL & cols,2011, P.44), ao tratar do ensino do número e do sistema de numeração na educação infantil e na primeira série, apresenta uma comparação entre o ensino clássico e a "matemática moderna".
Na perspectiva da "matemática moderna":
Para Soares (2013) alfabetização é: