Filtrar


Questões por página:
Vygotsky (2001) afirma que a interação entre aprendizado e desenvolvimento é estudada por diversos autores em uma infinidade de teorias. Contudo, o autor tem sua própria hipótese, na qual pressupõe-se que:
Para Vygotsky (1999), em relação ao desenvolvimento infantil, “Como no caso da memória e da atenção, a inclusão de signos na percepção temporal não leva a um simples alongamento da operação no tempo; mais do que isso, cria as condições para o desenvolvimento de um sistema único que inclui elementos efetivos do passado, presente e futuro. Esse sistema psicológico emergente na criança engloba, agora, duas novas funções”:
De acordo com Patto (1992) “A afirmação da patologia generalizada das crianças pobres, a patologização de suas dificuldades escolares tem algumas consequências que convém destacar”, tais como:
Ao discorrer sobre as contribuições da Análise do Comportamento à Educação, Carrara (2004) apresenta princípios frequentemente associados aos projetos educacionais behavioristas. Assinale a alternativa que apresenta um desses princípios.
Para Shirahige e Higa (em CARRARA,2004), o arcabouço teórico da psicanálise contém um conceito para explicar um fenômeno presente em toda situação em que duas pessoas se relacionam frente a frente, presente também na relação professor-aluno, permitindo refletir sobre o que possibilita ao aluno acreditar no professor e chegar a aprender. Trata-se do fenômeno denominado: