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De acordo com Freller (et. al.2001), grande parte das crianças que procuram atendimento psicológico são encaminhadas pela escola porque apresentam dificuldades no seu processo de escolarização. Nesse sentido, segundo os autores:
Segundo o documento “Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica” (2013), a complexidade do processo de escolarização, em uma sociedade marcada pela desigualdade, é refletida nas condições de acesso e permanência nas escolas. Portanto, essa desigualdade precisa ser considerada como
Segundo o documento “Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica” (2013), o resultado do processo ensino e aprendizagem, em uma perspectiva crítica, é entendido como decorrente das práticas sociais e escolares que o produzem. Nessa perspectiva, a(o) psicóloga(o) avança na compreensão desse processo quando
Segundo o documento “Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica” (2013), conhecer as direções éticas e políticas que norteiam o cotidiano escolar passa a ser prioridade para a ação de psicólogas(os). Nesse sentido, um dos princípios de atuação visando uma Psicologia Escolar crítica e contextualizada seria:
O art.13 do Código de Ética Profissional do Psicólogo (2005) dispõe que, no atendimento à criança, ao adolescente ou ao interdito