Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Considere o trecho “Assim, estar em contato com um esporte ou atividade física regular nos traz bons resultados – físicos e psicológicos – e também nos conecta com o mundo e com a gente mesmo. Isso acaba se tornando um caminho para alinhar seus objetivos ao seu planejamento do cotidiano.” (Linhas 4-6 )
Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista a estrutura morfossintática e semântica do referido trecho.
I - Os dois usos do pronome “nos” comprovam que esse pronome pode exercer tanto a função de objeto direto como de objeto indireto a depender da regência dos verbos.
II - A próclise no trecho “e também nos conecta” é facultativa e poderia ser substituída, com igual correção, pela ênclise.
III - O termo “Assim” está funcionando como o elemento de coesão e insere no trecho uma ideia de conclusão.
IV - O pronome “isso” funciona como um termo anafórico, uma vez que retoma o que foi referido anteriormente.
V - Os travessões poderiam ser substituídos por vírgulas ou parênteses com igual correção, sem que houvesse alteração de sentido do trecho.

Estão CORRETAS as alternativas
mostrar texto associado
A referida expressão “virar a chave” comprova o uso da linguagem
mostrar texto associado
A expressão “virar a chave” foi usada no sentido de
mostrar texto associado
Analise as afirmativas a seguir tendo em vista o texto 01.
I - O índice de brasileiros que não praticam qualquer atividade física é 47%
II - O índice de brasileiros mais jovens que praticam atividade física é 16%.
III - A prática de atividade física traz benefícios exclusivamente à saúde física.
IV - A prática de um esporte ou uma atividade física contribui para a socialização.
V - A prática de atividade física não é recomendável para pessoas hipertensas.

Estão CORRETAS as afirmativas
Analise as afirmativas a seguir sobre o Sistema Tributário Nacional.
I - A União, mediante lei complementar, pode instituir empréstimos compulsórios, cuja aplicação dos recursos não está vinculada à despesa que fundamenta a sua instituição.
II - Os municípios e o Distrito Federal podem instituir contribuição, na forma das respectivas leis, para o custeio do serviço de iluminação pública, facultada a sua cobrança na fatura de consumo de energia elétrica.
III - A União pode instituir, na iminência ou no caso de guerra interna, impostos extraordinários, compreendidos ou não em sua competência tributária, os quais são suprimidos, gradativamente, cessadas as causas da sua criação.
IV - É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios instituir impostos sobre patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive das suas fundações, das entidades sindicais de categorias econômicas, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei.
V - Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior. IV - O IPTU não incide sobre templos de qualquer culto, ainda que as entidades abrangidas pela imunidade religiosa sejam apenas locatárias do bem imóvel.

Está CORRETO o que se afirma em