Filtrar


Questões por página:

O ato de mimetizar é inato aos homens desde a mais tenra infância e nisso diferem dos outros animais, porque são os mais miméticos e, por meio da mimesis, adquirem também os primeiros conhecimentos.

ARISTÓTELES. Sobre a arte poética. Belo Horizonte: Autêntica,2018, p.37.


No trecho, Aristóteles apresenta argumentos para pensar o estatuto da mimesis, em perspectiva

Imagem associada para resolução da questão


A máscara continua sendo usada no teatro contemporâneo e é um recurso cujo sentido se expressa no ato da encenação.

As afirmativas a seguir identificam corretamente um sentido cênico atribuído à máscara no teatro contemporâneo, à exceção de uma. Assinale-a.

A educação em artes implica apreciar e analisar formas distintas das artes visuais, contextualizando-as no tempo e no espaço. Essa atividade enriquece a percepção visual do educando e pode ser realizada a partir de exemplos como os que seguem.


Imagem associada para resolução da questão


As imagens 1 e 2 são, respectivamente, exemplos de arte

Como chamar as pessoas que têm deficiência?

Pessoas com capacidades especiais”, “pessoas com eficiências diferentes”, “pessoas com habilidades diferenciadas”, “pessoas portadoras de deficiência”, “pessoas com disfunção funcional”... Na primeira década do século XXI, a Declaração de Salamanca preconizou a expressão “pessoas com deficiência”, com a qual o valor agregado às pessoas com deficiência passou a ser o do empoderamento e o da responsabilidade de contribuir com seus talentos para mudar a sociedade rumo à inclusão de todas as pessoas, com ou sem deficiência. Os movimentos mundiais de pessoas com deficiência, incluindo os do Brasil, já fecharam a questão: querem ser chamados de “pessoas com deficiência”, em todos os idiomas. Esse termo faz parte do texto da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, adotado pela ONU em 2006, e promulgado por decreto no Brasil em 2009.

Adaptado de SASSAKI, Romeu Kazumi.

Como chamar as pessoas que têm deficiência? (2014)


As afirmativas a seguir descrevem corretamente os princípios básicos que levaram à defesa da terminologia “pessoas com deficiência”, à exceção de uma. Assinale-a.

A gestão escolar, comprometida com uma educação de qualidade, exige o envolvimento e a participação da comunidade nos processos de planejamento e avaliação dos resultados alcançados, ao mesmo tempo que descentraliza as tomadas de decisão e divide responsabilidades, com intuito de envolver todos os segmentos interessados na construção coletiva das propostas de educação.

A partir do texto, analise as afirmativas a seguir a respeito da relação entre gestão escolar e compromisso com a qualidade de ensino.

I. A verticalização da gestão escolar é uma medida administrativa que agiliza a tomada de decisão para atender com eficiência todos os envolvidos na escola.

II. O engajamento de todos os setores na elaboração do projeto político-pedagógico, fortalece a autonomia da escola e o compromisso com a qualidade do aprendizado.

III. A gestão democrática da escola favorece a socialização de saberes e a interação comunitária fomentando a participação coletiva para a definição da identidade da escola.


Está correto o que se afirma em: