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Concurso:
Prefeitura de Matinhas - PB
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
No período junino, em muitas regiões do Brasil, é comum encontrarmos o tradicional casamento na roça, as quadrilhas e as comidas típicas. Tendo como premissa as festas juninas, analise as proposições a seguir:
I- Na região entre o Piauí e Goiás, o casamento ao lado da fogueira de São João constituía, pelo menos até a segunda década do século passado, um sacramento devido ao isolamento das localidades e a ausência de sacerdotes. Realizava-se a cerimônia em torno da fogueira, nos dias do santo, com direito a padrinhos, familiares e convidados. Esta união era considerada válida pelos fiéis e era abençoada, quando um religioso passava em missão pelo local. II- A Igreja Católica Romana sempre proibiu o tradicional casamento na roça por entender que esta prática era um sacrilégio aos sacramentos, apesar da popularização nas festas juninas até a atualidade. III- Apesar da festa de São João ter se tornado um acontecimento de sucesso no meio popular, ela foi exclusiva até 1950 de dois eixos da vida social: o campo e as Igrejas. No meio urbano, principalmente nas ruas, eram proibidas pela Igreja Católica Romana.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- Na região entre o Piauí e Goiás, o casamento ao lado da fogueira de São João constituía, pelo menos até a segunda década do século passado, um sacramento devido ao isolamento das localidades e a ausência de sacerdotes. Realizava-se a cerimônia em torno da fogueira, nos dias do santo, com direito a padrinhos, familiares e convidados. Esta união era considerada válida pelos fiéis e era abençoada, quando um religioso passava em missão pelo local. II- A Igreja Católica Romana sempre proibiu o tradicional casamento na roça por entender que esta prática era um sacrilégio aos sacramentos, apesar da popularização nas festas juninas até a atualidade. III- Apesar da festa de São João ter se tornado um acontecimento de sucesso no meio popular, ela foi exclusiva até 1950 de dois eixos da vida social: o campo e as Igrejas. No meio urbano, principalmente nas ruas, eram proibidas pela Igreja Católica Romana.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Concurso:
Prefeitura de Matinhas - PB
Disciplina:
História
“Existia um sentimento geral de que políticas públicas voltadas para o saneamento da sociedade poderiam colocar o país na rota do sucesso ou do progresso. Bastava europeizar-se e adotar métodos científicos nas escolas, cidades e prisões.” (PRIORE, Mary Del Histórias da Gente Brasileira: República-Memórias /1889-1950. Volume3. RJ. Editora Casa da Palavra.2017. p.20).
Considerando as primeiras décadas do período republicano no Brasil é CORRETO afirmar que:
Considerando as primeiras décadas do período republicano no Brasil é CORRETO afirmar que:
Concurso:
Prefeitura de Matinhas - PB
Disciplina:
História
Considerando as diversas concepções das correntes historiográficas e os diversos tipos de documentos históricos, avalie as proposições a seguir:
I- Historiadores do século XIX, ligados a Escola Metódica, tinham a concepção de que o documento histórico era, em sua essência, o texto escrito. Precisava-se apenas ter garantia de sua autenticidade. II- Com o advento da Escola dos Annales, na primeira metade do século XX, há um alargamento da noção de fonte histórica. Para Bloch na medida que há ampliação do campo do historiador, amplia-se a tipologia de sua fonte. III- Hegemonicamente, os historiadores de hoje, entendem documento histórico como prova, uma visão objetiva da história que se faz presente inclusive no espaço escolar. Há uma preocupação essencial com a autenticidade e o documento por si só, já fala. Não há subjetividade na construção histórica.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I- Historiadores do século XIX, ligados a Escola Metódica, tinham a concepção de que o documento histórico era, em sua essência, o texto escrito. Precisava-se apenas ter garantia de sua autenticidade. II- Com o advento da Escola dos Annales, na primeira metade do século XX, há um alargamento da noção de fonte histórica. Para Bloch na medida que há ampliação do campo do historiador, amplia-se a tipologia de sua fonte. III- Hegemonicamente, os historiadores de hoje, entendem documento histórico como prova, uma visão objetiva da história que se faz presente inclusive no espaço escolar. Há uma preocupação essencial com a autenticidade e o documento por si só, já fala. Não há subjetividade na construção histórica.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Concurso:
Prefeitura de Matinhas - PB
Disciplina:
História
Considere: “O primeiro aspecto a ser discutido, para a compreensão essencial dos princípios norteadores do materialismo é a dialética.” (BARROS, José de Assunção. Teoria da História – os paradigmas revolucionários. RJ. Vozes.2011. p.36).
Analise as proposições a seguir:
I- Para o pensamento hegeliano, o processo dialético situa-se na matéria, erradicando toda a concepção de um mundo marcado pelo idealismo, pelo espírito. II- Tendo como referência a Escola Inglesa do Marxismo, compreende-se que o mundo da cultura passa a ser analisado como parte integrante do modo de produção gerando a afirmação de Edward Thompson de que “sem cultura, não há produção”. III- Com Thompson e outros historiadores da Escola Inglesa do Marxismo, a classe social, solidifica-se como estrutura, algo estático distanciando-se de noções de identidade.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Analise as proposições a seguir:
I- Para o pensamento hegeliano, o processo dialético situa-se na matéria, erradicando toda a concepção de um mundo marcado pelo idealismo, pelo espírito. II- Tendo como referência a Escola Inglesa do Marxismo, compreende-se que o mundo da cultura passa a ser analisado como parte integrante do modo de produção gerando a afirmação de Edward Thompson de que “sem cultura, não há produção”. III- Com Thompson e outros historiadores da Escola Inglesa do Marxismo, a classe social, solidifica-se como estrutura, algo estático distanciando-se de noções de identidade.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Concurso:
Prefeitura de Matinhas - PB
Disciplina:
Pedagogia
A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Portanto, incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:
I- O sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida. II- A formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio. III- A oferta facultativa do ensino das Libras, do Sistema braile e de uso de recursos de tecnologia assistiva, pois depende do perfil da escola e do número de estudantes com deficiência, pois a oferta depende dos recursos da instituição atrelado ao quantitativo mínimo de 10 estudantes.
É CORRETO o que se afirma em:
I- O sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades, bem como o aprendizado ao longo de toda a vida. II- A formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio. III- A oferta facultativa do ensino das Libras, do Sistema braile e de uso de recursos de tecnologia assistiva, pois depende do perfil da escola e do número de estudantes com deficiência, pois a oferta depende dos recursos da instituição atrelado ao quantitativo mínimo de 10 estudantes.
É CORRETO o que se afirma em: