Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
(Concurso Milagres/2018) A estrofe que melhor justifica o título é:

Analise as assertivas a seguir em relação à gradação do adjetivo, conforme descreve Bechara:


I. Há três tipos de gradação na qualidade expressa pelo adjetivo: positivo, comparativo e superlativo, quando se procede a estabelecer relações entre o que são ou se mostram duas ou mais pessoas.

II. A gradação em português se expressa por mecanismo sintático ou derivacional.

III. O positivo, que não se constitui a rigor em uma gradação, enuncia simplesmente a qualidade.

IV. O comparativo compara qualidade entre dois ou mais seres, estabelecendo igualdade, superioridade ou inferioridade.

V. O superlativo pode ressaltar, com vantagem ou desvantagem, a qualidade do ser em relação a outros seres ou indicar que a qualidade do ser ultrapassa a noção comum que temos dessa mesma qualidade.


Quais estão corretas?

Segundo Bechara, a respeito de pontuação, analise as assertivas abaixo:


I. Pode-se entender pontuação de duas maneiras: a primeira abarca não só os sinais de pontuação propriamente ditos, mas o realce e a valorização do texto: título, rubricas, margens, escolha de espaços e de caracteres, entre outros. Na segunda, uma concepção mais restrita, a pontuação é constituída por uns tantos sinais gráficos.

II. Os parênteses ou colchetes denotam interrupção ou incompletude do pensamento (porque se quer deixar em suspenso, porque os fatos se dão com breve espaço de tempo intervalar ou porque o nosso interlocutor nos toma a palavra) ou hesitação em enunciá-lo.

III. O ponto simples final, que é dos sinais o que denota maior pausa, serve para encerrar períodos que terminem por qualquer tipo de oração que não seja a interrogativa direta, a exclamativa e as reticências. É empregado ainda, sem ter relação com a pausa oracional, para acompanhar muitas palavras abreviadas.


Quais estão corretas?

No que tange à ortografia, analise as assertivas abaixo:
I. Segundo Bechara, a ortografia é o sistema de representação convencional de uma língua na sua vertente escrita. A este sistema de representar a grafia de cada palavra chegam os estudiosos técnicos levando em conta a lição dos critérios fonéticos, fonológicos, morfológicos, sintáticos, etimológicos e de tradição cultural.
II. Conforme Cegalla, ortografia é a parte da Gramática que trata do emprego correto das letras e dos sinais gráficos na língua escrita. Em português, utiliza-se, na expressão escrita, letras, sinais diacríticos e sinais de pontuação.
III. Para Cunha e Cintra, para reproduzirmos na escrita as palavras da língua portuguesa, emprega-se um certo número de sinais gráficos chamados fonemas. O conjunto ordenado desses fonemas de que nos servimos para transcrever os sons da linguagem falada denomina-se alfabeto fonético, que, atualmente, conta com 23 sons.
Quais estão corretas?

Sobre coesão e coerência textual, conforme preconiza Koch, analise as assertivas abaixo:


I. A coerência textual está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto, ou seja, ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo, portanto, ser entendida como um princípio de interpretabilidade, ligada à inteligibilidade do texto em uma situação de comunicação e à capacidade que o receptor tem para calcular o sentido desse texto, o qual deve ser do todo, pois a coerência é global.

II. Por coesão se entende a ligação, a relação, os nexos que se estabelecem entre os elementos que constituem a superfície textual. Ao contrário da coerência, que é subjacente, a coesão é explicitamente revelada através de marcas linguísticas, índices formais na estrutura da sequência linguística e superficial do texto, o que lhe dá um caráter linear, uma vez que se manifesta na organização sequencial do texto.

III. Embora a coesão auxilie no estabelecimento da coerência, ela não é garantia de se obter um texto coerente. Os elementos linguísticos da coesão não são nem necessários para que a coerência seja estabelecida.


A coesão ajuda a estabelecer a coerência na interpretação de textos, porque surge como uma manifestação superficial da coerência no processo de produção desses mesmos textos. Quais estão corretas?