Filtrar


Questões por página:

Analise as assertivas a seguir a respeito da noção de gênero textual, tipo textual e domínio discursivo à luz do que ensina Marcuschi e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Uma das teses centrais defendidas e adotadas pelo autor é a de que é impossível se comunicar verbalmente por algum gênero, assim como é impossível se comunicar por algum texto. Isso porque toda manifestação comunicativa se dá sempre por meio de textos minimamente intencionais.

( ) Segundo o autor, quando dominamos um gênero textual, não dominamos uma forma linguística e sim uma forma de realizar linguisticamente objetivos específicos em situações sociais particulares.

( ) Diz o autor que não se deve imaginar que a distinção entre gênero e tipo textual forme uma visão dicotômica, pois eles são dois aspectos constitutivos do funcionamento da língua em situações comunicativas da vida diária. Os gêneros não são opostos a tipos, e ambos não formam uma dicotomia e sim são complementares e integrados. Não subsistem isolados nem alheios um ao outro, são formas constitutivas do texto em funcionamento.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Sobre o Projeto Político-Pedagógico, pode-se afirmar que:
I. Representa uma construção coletiva do conhecimento.
II. É a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo que se aperfeiçoa e se concretiza na prática.
III. É um caminho para a consolidação da autonomia da instituição de ensino.
Quais estão corretas?
Discípulo de Dewey, ___________ desenvolveu, nas primeiras décadas do século XX, o Método de Projetos, levando para a sala de aula o princípio de que os projetos desenvolvidos no processo de ensino-aprendizagem deveriam refletir os problemas do cotidiano.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
São funções do planejamento escolar:
I. Racionalizar e organizar as ações do professor. II. Proporcionar a improvisação e o espontaneísmo do professor. III. Articular a atividade escolar à problemática do contexto social.
Quais estão corretas?
As metodologias ativas procuram criar situações de aprendizagem nas quais os aprendizes possam:
1. Explorar atitudes e valores pessoais na escola e no mundo. 2. Aprender a interagir com colegas, professores e pais. 3. Desenvolver a capacidade crítica e reflexiva sobre as suas práticas. 4. Assimilar e acumular informações a partir da centralidade da figura do professor.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: