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Com relação à ergonomia e à psicodinâmica do trabalho, julgue o item que se segue.
Na perspectiva da psicodinâmica do trabalho, a saúde no trabalho não significa ausência de sofrimento, mas o potencial que cada trabalhador possui de utilização dos recursos internos e externos para transformação do sofrimento na busca pelo prazer e pela realização. As organizações que adotam essa perspectiva não são causadoras reais de sofrimento, pois o colaborador dispõe de autonomia e reações de defesa que o protegem, mesmo em contextos adversos.
Na perspectiva da psicodinâmica do trabalho, a saúde no trabalho não significa ausência de sofrimento, mas o potencial que cada trabalhador possui de utilização dos recursos internos e externos para transformação do sofrimento na busca pelo prazer e pela realização. As organizações que adotam essa perspectiva não são causadoras reais de sofrimento, pois o colaborador dispõe de autonomia e reações de defesa que o protegem, mesmo em contextos adversos.
Acerca das formas de comunicação e feedback no gerenciamento de conflitos, julgue o item seguinte.
A base de qualquer comunicação deve partir da conjugação da observação com a análise dos sentimentos e com o pedido. A observação deve ser a primeira etapa, momento em que se analisam e se julgam as ações do outro, para avaliar convergências e divergências. Em seguida, na análise dos sentimentos, ocorre a identificação de como as pessoas envolvidas na comunicação estão sentindo-se com a situação geradora do conflito. E, por último, no pedido, as pessoas formalizam o propósito comunicacional.
A base de qualquer comunicação deve partir da conjugação da observação com a análise dos sentimentos e com o pedido. A observação deve ser a primeira etapa, momento em que se analisam e se julgam as ações do outro, para avaliar convergências e divergências. Em seguida, na análise dos sentimentos, ocorre a identificação de como as pessoas envolvidas na comunicação estão sentindo-se com a situação geradora do conflito. E, por último, no pedido, as pessoas formalizam o propósito comunicacional.
Acerca das formas de comunicação e feedback no gerenciamento de conflitos, julgue o item seguinte.
O uso da comunicação não violenta como parte do feedback se baseia na capacidade de ser diretivo e focado no conteúdo da mensagem, de tal forma que, ao final do processo comunicacional, o receptor saiba claramente o motivo da comunicação e aquilo que é esperado dele em termos de tarefas e responsabilidades.
O uso da comunicação não violenta como parte do feedback se baseia na capacidade de ser diretivo e focado no conteúdo da mensagem, de tal forma que, ao final do processo comunicacional, o receptor saiba claramente o motivo da comunicação e aquilo que é esperado dele em termos de tarefas e responsabilidades.
Quanto ao planejamento e seus instrumentos de acompanhamento para desenvolvimento de pessoas, julgue o item que se segue.
No serviço público, o monitoramento da pactuação, do cumprimento e da execução dos planos de trabalho utilizados na gestão do desempenho dos servidores é uma atividade que cabe às chefias imediatas, e não aos profissionais da psicologia, embora, nessa ação, estes sejam responsáveis pelo assessoramento em estratégias de gestão de conflitos e em formas de dar feedback.
No serviço público, o monitoramento da pactuação, do cumprimento e da execução dos planos de trabalho utilizados na gestão do desempenho dos servidores é uma atividade que cabe às chefias imediatas, e não aos profissionais da psicologia, embora, nessa ação, estes sejam responsáveis pelo assessoramento em estratégias de gestão de conflitos e em formas de dar feedback.
Concurso:
MPE-CE
Disciplina:
Administração Pública
Quanto ao planejamento e seus instrumentos de acompanhamento para desenvolvimento de pessoas, julgue o item que se segue.
Na administração pública, não se usa planejamento estratégico para a gestão de pessoas, porque essa estratégia de governança não tem poder para afetar as ações de desenvolvimento, o alcance de metas, a busca de oportunidades nem a melhora das condições de trabalho dos profissionais.
Na administração pública, não se usa planejamento estratégico para a gestão de pessoas, porque essa estratégia de governança não tem poder para afetar as ações de desenvolvimento, o alcance de metas, a busca de oportunidades nem a melhora das condições de trabalho dos profissionais.