Filtrar


Questões por página:

A respeito dos grandes desafios das Universidades que implantaram a EAD, analise:


I. Capacitar os professores/tutores com fins a incorporar a nova linguagem da tecnologia computacional AVA/Moodle.

II. Promover uma maior aproximação de professores, tutores e alunos aos procedimentos de utilização de redes de informática acesso ao ambiente acadêmico virtual, onde todo o material fica disponível para leitura.

III. Estruturar os polos de educação à distância, que devido às exigências de cada universidade, deve atender a modalidade à distância devem oferecer condições para suporte aos estudantes, com uma estrutura física que disponha de bibliotecas, salas de aula e laboratórios.


Assinale

Acerca dos desdobramentos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação/1996 à Base Nacional Comum Curricular/2018, analise as afirmativas a seguir:
I. As DCNs têm origem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que assinala ser incumbência da União "estabelecer, em colaboração com os estados, Distrito Federal e os municípios, competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, que nortearão os currículos e os seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum". II. As Diretrizes Curriculares Nacionais são diretrizes separadas por disciplinas elaboradas pelo governo federal e não obrigatórias por lei. Elas visam subsidiar e orientar a elaboração ou revisão curricular; a formação inicial e continuada dos professores; as discussões pedagógicas internas às escolas; a produção de livros e outros materiais didáticos e a avaliação do sistema de Educação. Os PCNs são mais antigos, foram criados em 1997 e funcionaram como referenciais para a renovação e reelaboração da proposta curricular da escola até a definição das diretrizes curriculares. III. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básica que têm como objetivo orientar o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino, norteando seus currículos e conteúdos mínimos. Assim, as diretrizes asseguram a formação básica, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), definindo competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Assinale
Visualizar Questão Comentada
Considerando que a BNCC não é o primeiro documento a defender um currículo nacional (MACEDO,2014), torna-se pertinente apresentar uma linha do tempo sobre essa questão. Atribua “V”, para verdadeiro, e “F”, para falso, às afirmativas abaixo:
I. O artigo 210 da Constituição Federal menciona a delimitação de “conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum”. II. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) – para o Ensino Médio reitera a necessidade de uma base comum e acrescenta que cada sistema e estabelecimento de ensino devem conter uma parte diversificada, considerando as especificidades locais. III. Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN são criados com o intuito original de normatizar um currículo nacional. IV. Em 2014, os esforços para a construção de uma base ganharam força, passando por um processo de três anos e resultando no documento homologado em 2017.
Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:

A BNCC visa a definir os conhecimentos que considera essenciais que os estudantes tenham acesso e se apropriem, desde o ingresso na Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Com essa BNCC, os estudantes das diferentes regiões do país terão os mesmos direitos de aprendizagem. Acerca desse tema, seguem-se as afirmativas abaixo:


I. Em 1998, a BCNN foi lançada composta por três volumes. É um documento que aponta metas de qualidade que levam à criança ao desenvolvimento integral e à formação da cidadania. Serve como um guia educacional, com objetivos, conteúdos e orientações didáticas. Apresenta a divisão organizada por idade para as crianças de zero a três anos e de três a seis anos.

II. A BNCC é um documento plural, contemporâneo, e estabelece com clareza o conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a que todos os estudantes, crianças, jovens e adultos, têm direito. Com ela, redes de ensino e instituições escolares públicas e particulares passam a ter uma referência nacional obrigatória para a elaboração ou adequação de seus currículos e propostas pedagógicas.

III. Grande parte das políticas educacionais no Brasil é formulada não em benefício da população em geral, mas em função das demandas econômicas, das influências externas e muitas também de acordo com os interesses do Estado, baseado nas avaliações em larga escala que acontecem em diferentes níveis de ensino.


Assinale

No que tange ao tema Planejamento e Interdisciplinaridade, analise as afirmativas a seguir:
I. Na interdisciplinaridade é fundamental a ideia de transformação da realidade. Isto quer dizer que uma instituição se transforma a si mesma tendo em vista influir na transformação da realidade global. A primeira coisa que nos vem à mente quando perguntamos sobre a importância da interdisciplinaridade é a eficiência. A interdisciplinaridade é um plano que ajuda a alcançar a eficiência. Isto é, elabora-se plano, implanta-se um processo de planejamento a fim de que seja bem feito aquilo que se faz dentro dos limites previstos para aquela execução. II. O planejamento é uma ação educativa para elaboração de um orçamento, passando por relatórios extensos para assumir, nos dias atuais, uma característica especial: um macroplanejamento, em que todos os planos de desenvolvimento de um país se entrelaçam, num dinamismo contínuo e progressivo. III. O planejamento vem constituir uma estratégia de trabalho que se caracteriza pela integração de todos os setores da atividade humana social, num processo global para a solução de problemas. O conhecimento da realidade para se puder planejar adequadamente a tarefa de ensino e atender às necessidades do aluno. É preciso, antes de tudo saber para quem se vai planejar por isso, conhecer o aluno e seu ambiente é a primeira etapa do processo de planejamento.
Assinale