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As Cartas Patrimoniais são documentos que contêm recomendações no que diz respeito, entre outros temas, àqueles ligados à preservação e conservação dos chamados Patrimônios Culturais. Muitos desses documentos, firmados internacionalmente, representam tentativas que vão além do estabelecimento de normas e procedimentos, criando conceitos às vezes globais e, outras vezes locais.

(ROVER, Hellen Pereira Charile. Palácio Anchieta. Uma visita à restauração guiada pelos princípios da Carta de Veneza. Resenhas Online, São Paulo, ano 14, n.167.02, Vitruvius, nov.2015 https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/14.167/5811).


Sobre as Cartas Patrimoniais, assinale a afirmativa INCORRETA acerca da Carta de Veneza:

Em 1936, foi criado o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), que consolidaria um novo campo de representações simbólicas na construção da identidade brasileira. Sua atuação foi regulamentada pelo Decreto-Lei 25, promulgado em 1937.

Considerando o contexto mencionado, está INCORRETA a seguinte afirmativa:

De acordo com o Capítulo II do Código de Posturas do Município de Belo Horizonte (Lei nº 8.616/ 2003), o qual trata do tema arborização, deverão constar do projeto arquitetônico das edificações as seguintes indicações, EXCETO:

O cenário e as consequências causadas pela pandemia da Covid-19 revelaram um grande desafio para as cidades quanto ao seu papel no enfrentamento dessa ou de epidemias futuras. O campo da Arquitetura e Urbanismo pode contribuir para amenizar os efeitos da condição pandêmica nas pessoas, por meio do planejamento e projeto da paisagem centrados nos espaços livres públicos. A paisagem, nesse contexto, é entendida “como um sistema complexo resultante da combinação e interação dinâmica de sistemas ecológicos e antrópicos e de processos históricos naturais e culturais em um dado espaço geográfico”.

(Texto adaptado de: FAVARETTO, A.; DILL, F. M.; DORNELES, V. G.; DA FONSECA, R. W.; FELIPPE, M. L.; CORREA, A. S. O espaço livre público urbano: percepção do usuário no contexto da pandemia do covid-19. Oculum Ensaios, [S. l.], v.18, p.1–22,2021. DOI: 10.24220/2318-0919v18e2021a5148. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/oculum/article/view/5148. Acesso em: 4 jan.2023).


Considerando as funções e características dos espaços livres públicos, avalie as afirmativas a seguir:


I. Os espaços livres públicos são elementos de "comunicação" entre os espaços privados e a vida pública, pois proporcionam possibilidades de interações sociais, mobilidade, inclusão e conectividade.


II. O espaço livre público pode ser destinado tanto àquelas atividades ligadas ao lazer ativo, como caminhadas, práticas de esportes e recreação, assim como ao entretenimento em horas de ócio.


III. Espaços residuais são exemplos de espaços livres públicos que não cumprem função social.


IV. Os espaços livres públicos são áreas compostas por áreas permeáveis e vegetadas, portanto ruas e calçadas não entram nessa categoria.


V. Os espaços livres públicos corroboram com a segurança alimentar, pois podem ser destinados à produção de alimentos.


Estão CORRETAS as afirmativas:

“Roberto Burle Marx (1909-1994) é um dos principais paisagistas do Século XX, reconhecido nacional e internacionalmente”. (Fonte: ARTISTA e paisagista. In: Burle Marx. [S.l.], [S.d.]. Disponível em: https://sitioburlemarx.org/artista-e-paisagista/. Acesso em: 27 dez.2022).

Sobre a obra de Burle Marx, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.


( ) O trabalho de Burle Marx teve influência dos princípios formais da abstração pictórica e de valores defendidos pelas vanguardas europeias dos anos 1920.


( ) O conhecimento sistemático e abrangente da flora brasileira e das especificidades ecológicas e compreensão da realidade natural do local são preceitos notáveis ao longo do desenvolvimento da obra de Burle Marx.


( ) Observam-se na obra de Burle Marx dois momentos articulados: uma visão ecológica inicial, que vai cedendo, aos poucos, espaço para preocupações formais trazidas em um discurso plástico.


( ) Ao longo de sua extensa vida profissional, Roberto Burle Marx percorreu caminhos variados, fez experiências diversas, dentre as quais pode ser identificado o princípio do nacionalismo esquemático.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: