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O art.1º do Regimento Geral da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) disciplina as atividades comuns aos vários órgãos integrantes da estrutura e da administração da instituição, nos planos didático, científico, administrativo e disciplinar. Quanto ao funcionamento dos órgãos deliberativos e executivos centrais e setoriais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. As reuniões dos órgãos deliberativos serão convocadas por escrito ou por meio eletrônico pelo seu presidente, por iniciativa própria ou atendendo a pedido de, pelo menos, um terço de seus membros.
II. A convocação deve ser realizada com antecedência mínima de 48 horas, mencionando-se o assunto que deve ser tratado, salvo se for considerado secreto, a juízo do presidente.
III. O comparecimento às reuniões dos órgãos deliberativos é facultativo em detrimento a qualquer outra atividade administrativa, de ensino, pesquisa ou extensão na universidade.
O Decreto nº 9.758, de 11 de abril de 2019, dispõe sobre formas de tratamento nas comunicações oficiais entre agentes públicos da administração pública federal direta ou indireta. Com base em tal decreto, o único pronome de tratamento permitido (flexionado para o feminino e para o plural), indiferentemente do nível hierárquico, é:
A Estrutura do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos-Administrativos em Educação é definida pela Lei nº 11.091, Capítulo IV. Sobre essa lei, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O Plano de Carreira está estruturado em cinco níveis de classificação, com três níveis de capacitação cada e 30 padrões de vencimento básico.
II. Os cargos do Plano de Carreira são organizados em cinco níveis de classificação: A, B, C, D e E.
III. Fazem parte das atribuições gerais dos cargos que integram o Plano de Carreira planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades técnico-administrativas inerentes à pesquisa e à extensão nas instituições federais de ensino.
Tom, Jorge e Francisco são servidores públicos lotados na Coordenadoria de Projetos, na Coordenadoria de Cultura e Arte e na Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas de uma mesma universidade federal, respectivamente. Embora não trabalhem no mesmo setor, é comum conversarem nos intervalos ou quando se encontram pelos corredores da universidade. Eles se conheceram durante um curso oferecido aos servidores e passaram a interagir ao descobrirem que, além de torcerem pelo mesmo time de futebol, ainda atuam como voluntários numa mesma organização não governamental.
Com base no tema “organização informal”, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Tom, Jorge e Francisco atuam em pelo menos um grupo formal e um grupo informal na universidade em que trabalham.
( ) A identificação de interesses comuns, um dos fatores que condicionam a formação de grupos informais, permitiu que Tom, Jorge e Francisco passassem a formar um grupo informal dentro da universidade em que atuam.
( ) Há uma tendência de que o grupo formado por Tom, Jorge e Francisco afete negativamente o desempenho nos seus grupos formais de origem.
( ) Tom, Jorge e Francisco não formam um grupo informal, pois não há como constatar se pertencem ao mesmo nível organizacional.
( ) O grupo formado por Tom, Jorge e Francisco transcende a organização formal da qual fazem parte.
Karine e Camila são servidoras de uma universidade federal e participaram de um curso sobre motivação de pessoas. Em uma dinâmica da qual participaram, cada uma tinha que defender uma teoria sobre motivação, numa espécie de debate:
Karine: “Esta teoria é muito mais adequada para explicar como os indivíduos são motivados: ela parte de cinco necessidades que os indivíduos buscam atender, que vão das mais básicas até as mais complexas”.
Camila: “Bom, a teoria que eu defendo também compreende o atendimento de necessidades que vão das mais básicas às mais complexas. A diferença é que eu não as divido em cinco, mas em três”.
Karine: “A teoria que eu defendo pressupõe que uma necessidade de nível mais baixo tem de ser satisfeita substancialmente antes de se poder seguir adiante para atender uma necessidade de nível superior”.
Camila: “Já a teoria que eu trago não é assim rígida. Uma pessoa que não tenha atendido uma necessidade de nível mais inferior pode trabalhar no atendimento das necessidades consideradas mais superiores ou, ainda, trabalhar para atender todas as necessidades de forma simultânea”.
Com base no tema “motivação”, assinale a alternativa que indica as teorias que Karine e Camila estão defendendo, respectivamente.