Questões do concurso:
        DPE-PR - 2012
      
      
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                Concurso:
                DPE-PR
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Psicologia                    
                  
                  
                
              
            
      Algumas  vezes,   na  disputa  judicial,   é  a  partilha  de  bens  que  ganha  especial  destaque  no  litígio;  outras  vezes  (não  raras) a  luta pela guarda dos  filhos,  que  ficam na berlinda,  ante à batalha  travada pelos pais,   na  busca  de  maior  poder.  Para  compreender  e  manejar  conflitos  é  preciso  um  exame  rigoroso  da  correlação  de  poderes.  Muszkat  (2005),     baseada  nas  ideias  foucaultianas,   apresenta  as  seguintes  considerações: 
I. O poder, que se exerce a partir das relações que são desiguais, nunca é exterior ao sujeito.
II. O poder gera uma força oposta, ao determinar a conduta do dominado, uma inevitável força contrária, uma resistência.
III. O discurso do poder se reforça pela repetição, tornando-o tanto mais forte quanto menos puder ser questionado.
IV. O poder é relacional, podendo ser co-construído, mas nem sempre é reconhecido pela outra parte.
Está(ão) correta(s) APENAS:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I. O poder, que se exerce a partir das relações que são desiguais, nunca é exterior ao sujeito.
II. O poder gera uma força oposta, ao determinar a conduta do dominado, uma inevitável força contrária, uma resistência.
III. O discurso do poder se reforça pela repetição, tornando-o tanto mais forte quanto menos puder ser questionado.
IV. O poder é relacional, podendo ser co-construído, mas nem sempre é reconhecido pela outra parte.
Está(ão) correta(s) APENAS:
                Concurso:
                DPE-PR
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Psicologia                    
                  
                  
                
              
            
      A  mediação  é  um  processo  de  intervenção  cuja  finalidade  é  produzir  um  acordo.  É  um  processo  pacífico onde a solução   da discórdia não é  imposta  senão que surge das próprias partes  interessadas. A  mediação deve ultrapassar a perspectiva do episódio  que  determina  o  conflito  para  ser  compreendida  como  parte  de  um  processo.  Este  processo  de  mediação,   como  procedimento,   pode  ser  desenvolvido em etapas.  Considere  as  possíveis  etapas  (  proposta  de  Tavares,  2002): 
I. Apresentação do mediador e das regras da mediação.
II. Exposição dos problemas pelos clientes mediados.
III. Procurar por padrões objetivos dependendo da vontade de cada um dos lados
IV. Geração de ideias para resolver os problemas e os acordos parciais, para chegar a um acordo final.
Está(ão) correta(s) APENAS:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I. Apresentação do mediador e das regras da mediação.
II. Exposição dos problemas pelos clientes mediados.
III. Procurar por padrões objetivos dependendo da vontade de cada um dos lados
IV. Geração de ideias para resolver os problemas e os acordos parciais, para chegar a um acordo final.
Está(ão) correta(s) APENAS:
                Concurso:
                DPE-PR
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Psicologia                    
                  
                  
                
              
            
      A identificação da mentira e do engano em situações  de perícia psicológica é um constante desafio técnico  e exige  do avaliador  um nível de  expertise. Existem  crenças  que  poderiam  estar  produzindo  distorções  quanto  às  causas  e  à  frequência  da  mentira  e  do  engano  nas  situações  de  avaliação    forense.  São  descritos como erros mais frequentes: 
I. Associar simulação com doença mental.
II. Acreditar que a simulação não corre com frequência.
III. Acreditar que determinadas condições clínicas, como amnésia e alucinação, podem ser facilmente simuladas e dificilmente provadas quanto à falta de veracidade.
IV. Outros fatores dizem respeito à falta de preparo técnico do observador.
Está(ão) correta(s) APENAS:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I. Associar simulação com doença mental.
II. Acreditar que a simulação não corre com frequência.
III. Acreditar que determinadas condições clínicas, como amnésia e alucinação, podem ser facilmente simuladas e dificilmente provadas quanto à falta de veracidade.
IV. Outros fatores dizem respeito à falta de preparo técnico do observador.
Está(ão) correta(s) APENAS:
                Concurso:
                DPE-PR
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Psicologia                    
                  
                  
                
              
            
      A  resolução  do  Conselho  Federal  de  Psicologia  n.  007/2003  instituiu  o  Manual  de  Elaboração  de  Documentos  Escritos  produzidos  pelos  psicólogos,   decorrentes da avaliação Psicológica.  
Em relação a elaboração de informes, laudos e pareceres, é CORRETO afirmar:
I. Na área Jurídica os documentos elaborados pelo psicólogo são considerados como provas processuais, isto é, elementos que corroboram para a elucidação de controvérsias e para decisões judiciais.
II. A elaboração de informes ou informações circunstanciadas sobre a demanda atendida costuma ser a primeira comunicação do psicólogo em processos verificatórios, quando o profissional realiza uma primeira abordagem do caso e propõe um estudo psicológico de caso.
III. Na situação judiciária, a adequação dos instrumentos está relacionada à natureza do processo judicial (verificatório, contencioso), da natureza e gravidade das questões tratadas no processo (criança e adolescente em situação de risco), do tempo institucional e da livre escolha do profissional.
IV. Os relatórios psicológicos, embora destinados a assessorar o magistrado para decisões judiciais, não podem ser acessados pelo sujeito da avaliação. Por exemplo, um jovem adotivo que deseja conhecer suas origens e pede o desarquivamento do processo judicial.
Está(ão) correta(s) APENAS:
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      Em relação a elaboração de informes, laudos e pareceres, é CORRETO afirmar:
I. Na área Jurídica os documentos elaborados pelo psicólogo são considerados como provas processuais, isto é, elementos que corroboram para a elucidação de controvérsias e para decisões judiciais.
II. A elaboração de informes ou informações circunstanciadas sobre a demanda atendida costuma ser a primeira comunicação do psicólogo em processos verificatórios, quando o profissional realiza uma primeira abordagem do caso e propõe um estudo psicológico de caso.
III. Na situação judiciária, a adequação dos instrumentos está relacionada à natureza do processo judicial (verificatório, contencioso), da natureza e gravidade das questões tratadas no processo (criança e adolescente em situação de risco), do tempo institucional e da livre escolha do profissional.
IV. Os relatórios psicológicos, embora destinados a assessorar o magistrado para decisões judiciais, não podem ser acessados pelo sujeito da avaliação. Por exemplo, um jovem adotivo que deseja conhecer suas origens e pede o desarquivamento do processo judicial.
Está(ão) correta(s) APENAS:
                Concurso:
                DPE-PR
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Psicologia                    
                  
                  
                
              
            
             Questão Anulada
          
          
        
            
      Ao  listar  as  explicações  para  as  dificuldades  interpessoais,  os pesquisadores da área,  em especial  Del Prette e Del Prette (1999),  listam as seguintes: 
I. Assertividade.
II. Inibição pela ansiedade.
III. Falhas no processamento cognitivo de estímulos sociais do ambiente.
IV. Déficits de habilidades no repertório do indivíduo.
Está(ão) CORRETA(S):
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I. Assertividade.
II. Inibição pela ansiedade.
III. Falhas no processamento cognitivo de estímulos sociais do ambiente.
IV. Déficits de habilidades no repertório do indivíduo.
Está(ão) CORRETA(S):