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        Câmara dos Deputados - 2014 - Técnico e Analista Legislativo
      
      
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                Câmara dos Deputados
              
              
              
              
                
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          Considere que o FAT,  ao repassar os recursos dos depósitos especiais para as instituições financeiras,  receba remuneração destas da seguinte forma: TJLP ao ano,  quando as IFOFs já repassaram os recursos aos tomadores finais dos financiamentos,  e SELIC ao ano,  quando os recursos ainda permanecem disponíveis nas instituições financeiras. Nessa situação,  considerando-se que,  durante todo o ano de 2013,  3% dos recursos dos depósitos especiais não foram desembolsados para os tomadores finais e o restante permaneceu de posse dos financiados,  é correto concluir que o FAT recebeu,  em 2013,  uma taxa de remuneração desses recursos inferior a 5,2%.    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
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          Um dos fatores do crescimento significativo da despesa com seguro-desemprego no passado  recente é que o valor do benefício foi reajustado anualmente pela regra de reajuste do salário mínimo — (1 + SMt ) = (1 + PIB t - 2) (1 + INPC t - 1) —,  que agrega a variação do PIB de dois anos anteriores (PIB t- 2) à inflação do ano anterior,  medida pelo INPC (INPC t - 1). Se,  nos últimos dois anos,  o índice de reajuste anual do seguro-desemprego considerasse apenas a variação do INPC do ano anterior,  então esse índice de reajuste,  no período,  seria mais da metade daquele que foi realmente aplicado.    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
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          Caso um microempresário contrate um financiamento em uma IFOF que opere com recursos do FAT,  para pagar uma prestação mensal e consecutiva de R$ 1.000,00,  e consiga quitar o financiamento 3 meses (pagando as 3 últimas prestações) antes do prazo final para pagar a última prestação,  a uma taxa de desconto composto racional de 8% ao ano,  então ele obterá um desconto total inferior a R$ 55,00.    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
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          A taxa de juros anual equivalente à taxa de financiamento pelo FIES é superior a 4%.    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
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                      Matemática Financeira                    
                  
                  
                
              
            
                
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          Considere a seguinte situação hipotética. 
O saldo devedor do financiamento de um curso de 4 anos de duração e 18 meses de carência, ao final do período de carência, será de R$ 27.635,00. A mensalidade desse curso é igual a R$ 500,00 e será aplicada a cada mês, sempre no mesmo dia, durante o período do curso, em uma poupança que paga a taxa de juros compostos de 0,5% ao mês. Além disso, o montante auferido ao final do curso continuará aplicado, nessa mesma poupança, pelo período da carência.
Nessa situação hipotética, o montante da poupança obtido ao final do período de carência será suficiente para pagar todo o saldo devedor do financiamento.
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      O saldo devedor do financiamento de um curso de 4 anos de duração e 18 meses de carência, ao final do período de carência, será de R$ 27.635,00. A mensalidade desse curso é igual a R$ 500,00 e será aplicada a cada mês, sempre no mesmo dia, durante o período do curso, em uma poupança que paga a taxa de juros compostos de 0,5% ao mês. Além disso, o montante auferido ao final do curso continuará aplicado, nessa mesma poupança, pelo período da carência.
Nessa situação hipotética, o montante da poupança obtido ao final do período de carência será suficiente para pagar todo o saldo devedor do financiamento.
