Questões do concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE - 2025 - CEV-URCA - 2025 - Prefeitura de Brejo Santo - CE - Professor de Educação Infantil
limpar filtros
50 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
O DCRC destaca que os gestores, funcionários, professoras/professores e demais profissionais que lidam com a Educação Infantil desenvolvam um trabalho com as famílias tendo como base pontos relevantes discutidos nas Orientações Curriculares para a Educação Infantil (2011, p.24 e 25). Nessa perspectiva, a família e a escola devem cultivar uma relação de confiança, na qual os saberes familiares sejam considerados, a:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
Os ambientes de aprendizagem na instituição de Educação Infantil ultrapassam os limites das salas de atividades das crianças e devem ser planejados intencionalmente para que crianças e adultos vivenciem experiências diversificadas. Abaixo, apresentamos os aspectos necessários para a estruturação dos ambientes de vivências e aprendizagens para todas as crianças e bebês, exceto:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
Segundo o Documento Curricular Referencial do Ceará, a equidade constitui seu objetivo central. De acordo com o DCRC, para efetivar a equidade, faz-se necessário:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
Questão Anulada
Através da relação com os princípios éticos, estéticos e políticos, as propostas pedagógicas devem garantir o cumprimento dos direitos das crianças. É importante considerar o que precisa ser assegurado aos educandos, nas propostas, no tocante a cada um dos princípios, além de que sejam efetivamente vivenciados na prática escolar. De acordo com a descrição de cada princípio contido no DCRC – Documento Curricular Referencial do Ceará, enumere a segunda coluna de acordo com os princípios contidos na primeira coluna.
I. Éticos II. Políticos III. Estéticos
( ) Respeito à autonomia do aluno; ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades, sem preconceitos de origem, etnia, gênero, orientação sexual, idade, convicção religiosa ou quaisquer outras formas de discriminação;
( ) Respeito aos direitos e deveres de cidadania; à ordem democrática e ao exercício da criticidade;
( ) Respeito à sensibilidade; fomento da criatividade como veículo, dentre outros, da resolução de problemas, da ludicidade e da liberdade de expressão;
( ) Valorização de seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, fazendo-o reconhecer-se como parte de uma coletividade com a qual deve se comprometer;
( ) Direito à participação em práticas de fruição de bens culturais diversos, à partilha de ideias e sentimentos, a expressar-se em múltiplas linguagens: científicas, tecnológicas, gráficas, artísticas;
( ) Direito a oportunidades de exercitar-se no diálogo, na apropriação de conhecimentos que possibilitem reflexões, argumentação com base em evidências, realização de leitura crítica do mundo e de escolhas alinhadas ao projeto de vida traçado.
A sequência correta é:
I. Éticos II. Políticos III. Estéticos
( ) Respeito à autonomia do aluno; ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades, sem preconceitos de origem, etnia, gênero, orientação sexual, idade, convicção religiosa ou quaisquer outras formas de discriminação;
( ) Respeito aos direitos e deveres de cidadania; à ordem democrática e ao exercício da criticidade;
( ) Respeito à sensibilidade; fomento da criatividade como veículo, dentre outros, da resolução de problemas, da ludicidade e da liberdade de expressão;
( ) Valorização de seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, fazendo-o reconhecer-se como parte de uma coletividade com a qual deve se comprometer;
( ) Direito à participação em práticas de fruição de bens culturais diversos, à partilha de ideias e sentimentos, a expressar-se em múltiplas linguagens: científicas, tecnológicas, gráficas, artísticas;
( ) Direito a oportunidades de exercitar-se no diálogo, na apropriação de conhecimentos que possibilitem reflexões, argumentação com base em evidências, realização de leitura crítica do mundo e de escolhas alinhadas ao projeto de vida traçado.
A sequência correta é:
Concurso:
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Disciplina:
Pedagogia
Os estudos de Piaget, assim como os de seus seguidores, demonstraram que nem todos os conhecimentos são da mesma natureza. Portanto, de acordo com o referencial piagetiano, há três tipos de conhecimentos:
I. Conhecimento lógico-matemático II. Conhecimento linguístico III. Conhecimento social IV. Conhecimento lúdico V. Conhecimento físico
Sobre os três tipos de conhecimentos acima, assinale a alternativa correta:
I. Conhecimento lógico-matemático II. Conhecimento linguístico III. Conhecimento social IV. Conhecimento lúdico V. Conhecimento físico
Sobre os três tipos de conhecimentos acima, assinale a alternativa correta: