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O trabalho de todos os profissionais da escola deve ser embasado no princípio ético das informações de natureza psicológica sobre os (as) alunos (as) e, em especial, o orientador educacional. Quando isto é negligenciado o Efeito Rosenthal pode acontecer e, este efeito, significa que:
A escola é um espaço importante e reflete os aspectos sociais e políticos da sociedade onde ela está inserida. A partir deste entendimento o Projeto Político Pedagógico é um instrumento fundamental que deve ser construído de forma coletiva escutando a comunidade escolar com a participação do orientador educacional. Considerando suas características analise as assertivas abaixo.

I- O projeto político-pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade.
II- A principal possibilidade de construção do projeto político-pedagógico passa pela relativa autonomia da escola, de sua capacidade de delinear sua própria identidade. Isto significa resgatar a escola como espaço público, lugar de debate, do diálogo, fundado na reflexão coletiva.
III- Para que a construção do projeto políticopedagógico seja possível é necessário convencer os professores, a equipe escolar e os funcionários a trabalhar mais, ou mobilizá-los de forma espontânea, para propiciar situações que lhes permitam aprender a pensar e a realizar o fazer pedagógico de forma coerente.
IV- O projeto político-pedagógico construído a várias mãos dará indicações necessárias à organização do trabalho pedagógico no contexto escolar, que inclui o trabalho do professor na dinâmica interna da sala de aula.

É correto o que se afirma apenas em:
A etapa mais longa da educação básica é o ensino fundamental que é composto por áreas. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC a área de linguagens por exemplo, apresenta quatro componentes curriculares. Assim, assinale a alternativa onde estão esses componentes.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (1996) em seu Título IV fala da organização da educação nacional tendo como entes desta organização a União, os Estados e Municípios, cada qual com suas incumbências próprias. Assim, assinale a alternativa em que está descrito competências dos estados.
A atividade do orientador educacional é muito importante para desenvolvimento das ações pedagógicas da escola. De acordo com Pimenta (1988) esta função tem origem por volta dos anos de 1930 dentro de uma perspectiva de orientação profissional dominante: