Questões do concurso:
IF- RN - 2025 - FUNCERN - 2025 - IF-RN - Professor EBTT - Área: Educação Física
limpar filtros
30 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 6
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
IF- RN
Disciplina:
Educação Física
Considere a situação hipotética a seguir. Ao abordar o conteúdo esporte com uma turma do 2º ano do ensino médio, o professor de Educação Física desenvolveu uma sequência de aulas ao longo do semestre, utilizando diversas estratégias metodológicas e diferentes perspectivas pedagógicas. Ao todo, foram desenvolvidos quatro momentos.
(I) Inicialmente, trabalhou o esporte inclusivo, destacando suas características lúdicas e a adaptação de regras para promover a participação de todos os estudantes.
(II) Em seguida, introduziu os aspectos técnicos e táticos de uma modalidade esportiva específica, incentivando a aplicação desses conhecimentos em vivências práticas, nas quais os estudantes participaram de disputas com foco em desempenho e resultados. Além disso, complementando a abordagem, os estudantes assistiram a um vídeo de um jogo oficial, analisando o desempenho dos atletas, as estratégias utilizadas pelas equipes e os elementos que compõem a lógica da competição esportiva.
(III) Mais adiante, ainda dentro do semestre, o professor promoveu debates sobre o universo esportivo, abordando temas como as carreiras de atletas, oportunidades de trabalho, desigualdades salariais e de gênero, além das implicações sociais e culturais do esporte na sociedade contemporânea.
(IV) Para encerrar a unidade, ele propôs um festival esportivo sem caráter eliminatório, no qual os próprios estudantes escolheram as modalidades, definiram o formato das disputas, organizaram as regras e planejaram a realização das atividades em espaços comunitários e fora do horário regular de aula, promovendo autonomia, protagonismo juvenil e integração com a comunidade.
A considerar que as sequências didáticas descritas foram desenvolvidas ao longo do semestre letivo, é correto afirmar que as aulas correspondentes a cada momento especificado contemplaram, respectivamente, as seguintes perspectivas do esporte:
(I) Inicialmente, trabalhou o esporte inclusivo, destacando suas características lúdicas e a adaptação de regras para promover a participação de todos os estudantes.
(II) Em seguida, introduziu os aspectos técnicos e táticos de uma modalidade esportiva específica, incentivando a aplicação desses conhecimentos em vivências práticas, nas quais os estudantes participaram de disputas com foco em desempenho e resultados. Além disso, complementando a abordagem, os estudantes assistiram a um vídeo de um jogo oficial, analisando o desempenho dos atletas, as estratégias utilizadas pelas equipes e os elementos que compõem a lógica da competição esportiva.
(III) Mais adiante, ainda dentro do semestre, o professor promoveu debates sobre o universo esportivo, abordando temas como as carreiras de atletas, oportunidades de trabalho, desigualdades salariais e de gênero, além das implicações sociais e culturais do esporte na sociedade contemporânea.
(IV) Para encerrar a unidade, ele propôs um festival esportivo sem caráter eliminatório, no qual os próprios estudantes escolheram as modalidades, definiram o formato das disputas, organizaram as regras e planejaram a realização das atividades em espaços comunitários e fora do horário regular de aula, promovendo autonomia, protagonismo juvenil e integração com a comunidade.
A considerar que as sequências didáticas descritas foram desenvolvidas ao longo do semestre letivo, é correto afirmar que as aulas correspondentes a cada momento especificado contemplaram, respectivamente, as seguintes perspectivas do esporte:
Concurso:
IF- RN
Disciplina:
Educação Física
As lutas podem ser compreendidas como uma forma de linguagem corporal que envolve movimentos técnicos, representações simbólicas e interações sociais. Considerando sua abordagem no ambiente escolar, o docente deve
Concurso:
IF- RN
Disciplina:
Educação Física
A realidade do jovem é permeada por múltiplas linguagens, nas quais sons, imagens, vídeos, entre outras, dialogam com as mídias e tecnologias digitais. Considerando as discussões mais recentes sobre os aspectos metodológicos no ensino médio na Educação Física brasileira, assinale a opção correta.
Concurso:
IF- RN
Disciplina:
Artes Cênicas
A dança desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da expressão e linguagem. Os princípios teóricos e metodológicos da coreologia, desenvolvida por Rudolf Laban, podem colaborar com experimentações pedagógicas exitosas no ensino médio. De acordo com essa teoria, é correto afirmar que os fatores do movimento são: