limpar filtros
Questões por página:
“As medidas centralizadoras do governo provisório surgiram desde cedo. Em novembro de 1930, ele assumiu não só o Poder Executivo como o Legislativo, ao dissolver o Congresso Nacional, os legislativos estaduais e municipais. Todos os antigos governadores, com exceção do novo governador eleito de Minas Gerais, foram demitidos e, em seu lugar, nomeados interventores federais.”
(FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp/FDE,1995. p.333.)

A Era Vargas (1930-1945) caracterizou-se por uma forte centralização do poder. Tendo em vista os impactos da centralização na Era Vargas, marque o item correto.
“Rodeado de tiras, Fleury surgiu do escuro, apontou um revólver para Marighella e o intimou a se render. Marighella fixou o olhar no chefe do Esquadrão da Morte e fez um movimento com a mão para abrir a pequena pasta preta que trazia consigo. Fleury começou a disparar e os tiras a seu lado o acompanharam, motivados por uma reação de pânico diante da fama de valentia do homem encurralado dentro do Fusca. Os policiais postados no fundo da rua imaginaram que a guarda de Marighella atirava e responderam também com disparos.”
(GORENDER, Jacob. Combate nas trevas: a esquerda brasileira: das ilusões perdidas à luta armada. São Paulo: Ática,1987. p.175.)

A circunstância da morte de Carlos Marighella em uma emboscada policial, durante a Ditadura Militar, envolve questões que refletem o contexto de repressão política vivido no Brasil durante esse período. Considerando o referido contexto, assinale a afirmativa correta sobre a Ditadura Militar brasileira e suas implicações sociopolíticas.
“O crash da Bolsa de Nova York (em outubro de 1929) foi acompanhado de longe pelo grande público, apesar dos suicídios de especuladores arruinados, atirando-se pelas janelas dos prédios de Manhattan, terem aparecido nas capas dos jornais. Enquanto se multiplicavam as falências e demissões, o pânico monetário e financeiro e as bancarrotas estatais, o primeiro plano da cena era ocupado por peritos governamentais e encontros diplomáticos. [...] Uma monstruosa desordem material e humana. Locomotivas brasileiras consumiam o café que não mais podia ser vendido [...], estoques se acumulavam, empresas fechavam suas portas; milhões de pessoas se viam sem emprego, portanto sem recursos e sem dignidade, na maioria das vezes sem proteção social, incapazes de pagar seus aluguéis, reduzidas à espera das distribuições gratuitas de alimentos e agasalhos, levadas ao despejo, à mendicidade, à revolta.”
(GAZIER, Bernard. A crise de 1929: uma breve introdução. São Paulo: L&PM,2009. p.4.)

Considerando a relação entre a crise de 1929 e as características estruturais do capitalismo, marque a alternativa correta.
O ‘centralismo democrático’, formulado por Lênin, foi um princípio fundamental na construção do Partido Bolchevique e na condução da Revolução Russa de 1917. Considerando sua formulação e suas implicações históricas, assinale a opção correta.
No ensaio ‘O Imperialismo, fase superior do capitalismo’ (1916), Vladimir Ilyich Ulianov (1870-1924) analisa a expansão imperialista como resultado da concentração do capital e da fusão do capital industrial com o bancário, formando o capital financeiro. Considerando essa perspectiva, marque a afirmativa correta sobre a análise leninista do imperialismo.