Questões do concurso:
IF Sertão - PE - 2025 - FUNDATEC - 2025 - IF Sertão - PE - Professor EBTT - Agroindústria
limpar filtros
60 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
Segundo a perspectiva histórico-crítica de Dermeval Saviani, a educação está inserida em uma dinâmica social que envolve tanto a reprodução quanto a transformação das estruturas sociais. Com base nessa concepção, assinale a alternativa correta.
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Legislação Federal
A Lei nº 11.892/2008 foi um marco na consolidação da EPCT no Brasil. A partir dessa legislação, foram criados os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, com uma missão específica. Assinale a alternativa que melhor descreve essa missão institucional.
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
Sobre a prática docente contemporânea, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A didática é o campo da Pedagogia que estuda os métodos e as técnicas de ensino-aprendizagem, sendo essencial para a prática docente.
( ) Abordagens interdisciplinares enfraquecem a autonomia individual de cada disciplina.
( ) A abordagem transdisciplinar valoriza a complexidade e a construção coletiva do conhecimento, envolvendo inclusive saberes não acadêmicos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A didática é o campo da Pedagogia que estuda os métodos e as técnicas de ensino-aprendizagem, sendo essencial para a prática docente.
( ) Abordagens interdisciplinares enfraquecem a autonomia individual de cada disciplina.
( ) A abordagem transdisciplinar valoriza a complexidade e a construção coletiva do conhecimento, envolvendo inclusive saberes não acadêmicos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
Sobre as metodologias e a interdisciplinaridade no contexto da EPCT, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. As metodologias ativas favorecem o protagonismo dos estudantes, estimulando a resolução de problemas reais e o trabalho colaborativo.
II. A interdisciplinaridade contribui para a superação da fragmentação do conhecimento, promovendo uma formação mais contextualizada e significativa.
III. A articulação entre teoria e prática é um princípio fundamental das metodologias utilizadas na EPCT.
IV. Projetos integradores e estudos de caso são exemplos de estratégias metodológicas que favorecem a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências.
I. As metodologias ativas favorecem o protagonismo dos estudantes, estimulando a resolução de problemas reais e o trabalho colaborativo.
II. A interdisciplinaridade contribui para a superação da fragmentação do conhecimento, promovendo uma formação mais contextualizada e significativa.
III. A articulação entre teoria e prática é um princípio fundamental das metodologias utilizadas na EPCT.
IV. Projetos integradores e estudos de caso são exemplos de estratégias metodológicas que favorecem a interdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências.
Concurso:
IF Sertão - PE
Disciplina:
Pedagogia
As diferentes tendências pedagógicas expressam concepções distintas sobre o papel do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Sobre o tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando corretamente as tendências pedagógicas às suas implicações na prática docente.
Coluna 1
1. Tradicional. 2. Tecnicista. 3. Libertadora. 4. Crítico-social dos conteúdos. 5. Construtivista.
Coluna 2
( ) O professor atua como mediador do conhecimento, promovendo o diálogo e a consciência crítica dos alunos.
( ) O professor centraliza sua atuação na aplicação de técnicas e procedimentos previamente definidos, com foco em resultados mensuráveis.
( ) O professor é visto como autoridade transmissora de saberes, com ênfase na disciplina e na memorização.
( ) O professor planeja o ensino com intencionalidade, articulando conteúdos escolares à realidade social dos alunos.
( ) O professor organiza situações de aprendizagem que favorecem a construção ativa do conhecimento pelos alunos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Tradicional. 2. Tecnicista. 3. Libertadora. 4. Crítico-social dos conteúdos. 5. Construtivista.
Coluna 2
( ) O professor atua como mediador do conhecimento, promovendo o diálogo e a consciência crítica dos alunos.
( ) O professor centraliza sua atuação na aplicação de técnicas e procedimentos previamente definidos, com foco em resultados mensuráveis.
( ) O professor é visto como autoridade transmissora de saberes, com ênfase na disciplina e na memorização.
( ) O professor planeja o ensino com intencionalidade, articulando conteúdos escolares à realidade social dos alunos.
( ) O professor organiza situações de aprendizagem que favorecem a construção ativa do conhecimento pelos alunos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: