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A educação inclusiva no município de Florianópolis é regulamentada por um conjunto de documentos que estabelecem diretrizes para o atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Com base nisso, qual é o documento oficial que regulamenta a educação inclusiva na rede municipal de ensino de Florianópolis?
A educação inclusiva no Brasil tem sido construída ao longo de décadas por meio de diversos marcos legais, políticos e educacionais que estabeleceram as bases para a promoção da inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Assinale a alternativa que relaciona corretamente essa trajetória histórica.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma estratégia fundamental para garantir a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no sistema de ensino regular. Com base no AEE, assinale a alternativa que apresenta corretamente os serviços oferecidos por esse atendimento no contexto da educação inclusiva:
Leia o trecho abaixo, de uma reportagem sobre educação especial na perspectiva de educação inclusiva, e analise as afirmativas a seguir:
Trecho da reportagem:
"A educação especial na perspectiva da educação inclusiva busca promover a escolarização de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no ensino comum, com o suporte necessário para que esses alunos possam participar ativamente do processo de aprendizagem ao lado de seus colegas. O objetivo é construir uma escola para todos, que valorize as diferenças e combata a exclusão." (SILVA, M. Educação especial e inclusão: desafios e avanços. Revista Educação Inclusiva,2021, p.15)
I. A educação especial na perspectiva inclusiva promove a escolarização de alunos com deficiência apenas em classes e instituições segregadas, com o objetivo de proporcionar um ambiente mais adequado às suas necessidades;
II. Um dos princípios da educação inclusiva é garantir que os alunos com necessidades educacionais especiais participem do ensino comum, juntamente com os demais colegas, com o suporte necessário para seu desenvolvimento;
III. A inclusão escolar também busca combater a exclusão, criando uma escola que valoriza as diferenças e promove a equidade entre todos os alunos, independentemente de suas características.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) propõe uma educação inclusiva e democrática, enfatizando a valorização da diversidade e o respeito às identidades dos alunos.
Analise o trecho abaixo e, com base nele, assinale a alternativa correta.
"A escola deve ser um espaço de acolhimento e reconhecimento das diferenças, promovendo a inclusão e a equidade, e garantindo o direito de aprender a todos os estudantes, respeitando suas individualidades e contextos sociais." (A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016, pág.35)