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Prefeitura de Cachoeiras de Macacu - RJ - 2025 - IBAM - 2025 - Prefeitura de Cachoeiras de Macacu - RJ - Professor I (Educação Física)
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Concurso:
Prefeitura de Cachoeiras de Macacu - RJ
Disciplina:
Educação Física
As aulas de Educação Física escolar compreendem diversas possibilidades de movimento, como correr, saltar e dançar. Nesse sentido, quando se pensa em efeitos do exercício físico sobre a função cardiovascular, Brum e colaboradoras (2004) destacam dois tipos: agudos e crônicos. Para os autores, em um exercício dinâmico, como uma corrida leve, uma das adaptações agudas é:
Concurso:
Prefeitura de Cachoeiras de Macacu - RJ
Disciplina:
Não definido
Maria Clara, uma professora de Educação Física, participou da construção do projeto pedagógico da escola municipal onde está lotada. O grupo apontou para a construção, durante o quarto bimestre, de ações pedagógicas em cada disciplina no diálogo com a Lei Federal nº 11.645/2008. A professora Maria Clara, atenta ao conteúdo da legislação, propôs a tematização de três práticas corporais:
Concurso:
Prefeitura de Cachoeiras de Macacu - RJ
Disciplina:
Não definido
Compreendendo as lutas como conteúdo da Educação Física escolar, parece fundamental assinalar os desafios relacionados à abordagem de tais práticas corporais no chão da quadra, sobremaneira a tematização das lutas brasileiras. Debruçada sobre as práticas corporais indígenas, Pereira (2021) apresenta um conjunto de lutas realizadas por diferentes povos, como a denominada “luta do maracá”, que ocorre após a cerimônia de um casamento Pataxó. Em tal prática corporal, o lutador tem como objetivo derrubar um toco de árvore, não com o próprio corpo, mas com o corpo de seu oponente. Segundo a autora, a “luta do maracá” também pode ser chamada de:
Concurso:
Prefeitura de Cachoeiras de Macacu - RJ
Disciplina:
Pedagogia
Comprometido em abordar a unidade temática Brincadeiras e Jogos, o professor de uma rede municipal de ensino organiza uma proposta pedagógica sobre o brinquedo pipa. A Base Nacional Comum Curricular alerta sobre a diferença de abordar as brincadeiras e jogos como ferramenta ou como objeto de estudo. Para alinhar seu planejamento com a compreensão explicitada na BNCC sobre as Brincadeiras e os Jogos, o professor deve propor:
Concurso:
Prefeitura de Cachoeiras de Macacu - RJ
Disciplina:
Não definido
Consideradas como uma unidade temática da Base Nacional Comum Curricular, as práticas corporais de aventura têm como características as formas de expressão e experimentação do corpo em situações de imprevisibilidade e em ambientes desafiadores. Nesse sentido, Luz e Oliveira (2021) apresentam um exemplo de práticas corporais de aventura com potencialidades pedagógicas para a escola. Tal modalidade consiste na missão de percorrer, em menor tempo possível, uma distância fixada de um percurso inédito, marcado por postos de controle predeterminados e identificados num mapa. A prática corporal detalhada pelos autores denomina-se: