Questões do concurso:
Prefeitura de Birigui - SP - 2025 - Instituto Access - 2025 - Prefeitura de Birigui - SP - Diretor de Escola
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Francisco Imbernón argumenta que a profissionalização docente requer a superação de uma cultura de trabalho isolado e a construção de uma identidade profissional coletiva. Nesse contexto, o autor discute o papel da escola como unidade básica de formação. A respeito dessa ideia, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)A escola deve ser o epicentro da formação continuada, transformando-se de um local de aplicação de conhecimentos produzidos externamente para um espaço de reflexão, pesquisa e produção de saber pedagógico a partir da própria prática.
(__)A formação em serviço centrada na escola pressupõe a existência de um projeto educativo compartilhado, que sirva como referencial para a identificação das necessidades formativas do grupo e para a orientação das ações de desenvolvimento profissional.
(__)O modelo de formação centrado na escola valoriza o professor como um técnico executor, cuja principal tarefa é implementar com fidelidade os programas e currículos definidos pelas instâncias superiores do sistema de ensino.
(__)A eficácia da formação na escola depende da criação de tempos e espaços institucionais para o trabalho coletivo, como reuniões pedagógicas sistemáticas, grupos de estudo e projetos de pesquisa-ação, que permitam a socialização de experiências e a construção conjunta de soluções.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
(__)A escola deve ser o epicentro da formação continuada, transformando-se de um local de aplicação de conhecimentos produzidos externamente para um espaço de reflexão, pesquisa e produção de saber pedagógico a partir da própria prática.
(__)A formação em serviço centrada na escola pressupõe a existência de um projeto educativo compartilhado, que sirva como referencial para a identificação das necessidades formativas do grupo e para a orientação das ações de desenvolvimento profissional.
(__)O modelo de formação centrado na escola valoriza o professor como um técnico executor, cuja principal tarefa é implementar com fidelidade os programas e currículos definidos pelas instâncias superiores do sistema de ensino.
(__)A eficácia da formação na escola depende da criação de tempos e espaços institucionais para o trabalho coletivo, como reuniões pedagógicas sistemáticas, grupos de estudo e projetos de pesquisa-ação, que permitam a socialização de experiências e a construção conjunta de soluções.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Entre as estratégias de ensino que funcionam, Marzano e colaboradores destacam a importância de "Resumir e fazer anotações". Analise as afirmativas a seguir sobre a aplicação eficaz dessa estratégia:
I.A estratégia consiste em ensinar os alunos a identificar e selecionar as informações mais importantes de um texto ou de uma aula, a eliminar o que é redundante ou trivial e a expressar as ideias principais com suas próprias palavras.
II.O professor deve fornecer aos alunos resumos prontos e completos, evitando que eles gastem tempo com o processo de resumir, para que possam se concentrar na memorização das informações já sintetizadas pelo especialista.
III.Fazer anotações é mais eficaz quando o professor oferece um formato ou modelo orientador para os registros, mas permite que os alunos adaptem o formato e usem suas próprias palavras, em vez de exigir uma transcrição literal da exposição.
Está correto o que se afirma em:
I.A estratégia consiste em ensinar os alunos a identificar e selecionar as informações mais importantes de um texto ou de uma aula, a eliminar o que é redundante ou trivial e a expressar as ideias principais com suas próprias palavras.
II.O professor deve fornecer aos alunos resumos prontos e completos, evitando que eles gastem tempo com o processo de resumir, para que possam se concentrar na memorização das informações já sintetizadas pelo especialista.
III.Fazer anotações é mais eficaz quando o professor oferece um formato ou modelo orientador para os registros, mas permite que os alunos adaptem o formato e usem suas próprias palavras, em vez de exigir uma transcrição literal da exposição.
Está correto o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Francisco Imbernón defende que a formação docente deve preparar os profissionais para um contexto de constantes mudanças e incertezas, o que exige a superação de modelos tradicionais de desenvolvimento profissional. A respeito das características de uma formação voltada para a mudança, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)A formação deve basear-se na reflexão coletiva sobre a prática, transformando a escola em um espaço de investigação e produção de conhecimento, onde os professores atuam como pesquisadores de sua própria atividade.
(__)A formação continuada deve priorizar a transmissão de pacotes de inovação e "receitas" didáticas elaboradas por especialistas externos, garantindo que os professores apliquem as técnicas mais recentes de forma padronizada.
(__)O desenvolvimento profissional deve ser concebido como um processo colaborativo, no qual os professores compartilham saberes, angústias e projetos, superando a cultura do individualismo e construindo uma identidade profissional coletiva.
(__)A formação eficaz é aquela que se concentra exclusivamente no domínio teórico dos conteúdos, partindo do pressuposto de que o conhecimento aprofundado da matéria é condição única e suficiente para uma boa prática pedagógica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
(__)A formação deve basear-se na reflexão coletiva sobre a prática, transformando a escola em um espaço de investigação e produção de conhecimento, onde os professores atuam como pesquisadores de sua própria atividade.
(__)A formação continuada deve priorizar a transmissão de pacotes de inovação e "receitas" didáticas elaboradas por especialistas externos, garantindo que os professores apliquem as técnicas mais recentes de forma padronizada.
(__)O desenvolvimento profissional deve ser concebido como um processo colaborativo, no qual os professores compartilham saberes, angústias e projetos, superando a cultura do individualismo e construindo uma identidade profissional coletiva.
(__)A formação eficaz é aquela que se concentra exclusivamente no domínio teórico dos conteúdos, partindo do pressuposto de que o conhecimento aprofundado da matéria é condição única e suficiente para uma boa prática pedagógica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental orientam a avaliação da aprendizagem a partir de uma perspectiva formativa. Qual das seguintes práticas avaliativas está em DESACORDO com as orientações dos PCN?
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Não definido
Libâneo e seus colaboradores analisam os diferentes níveis de planejamento educacional, articulando-os com as instâncias de gestão do sistema de ensino. A esse respeito, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)O planejamento educacional no nível macro corresponde à formulação das políticas educacionais em âmbito nacional, estadual e municipal, expressando as grandes finalidades e diretrizes que orientam o sistema de ensino como um todo.
(__)O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é o planejamento no nível meso, ou institucional, no qual a escola, com a participação de sua comunidade, traduz as políticas mais amplas em um projeto singular, adequado à sua realidade e às suas concepções.
(__)O planejamento curricular e o plano de ensino situam-se no nível micro da organização escolar, referindo-se à organização e ao desenvolvimento concreto do trabalho pedagógico em sala de aula, sob a responsabilidade dos professores.
(__)Os diferentes níveis de planejamento (macro, meso e micro) são totalmente independentes e desarticulados entre si, cabendo à escola seguir apenas o seu próprio planejamento, sem qualquer relação com as políticas do sistema.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
(__)O planejamento educacional no nível macro corresponde à formulação das políticas educacionais em âmbito nacional, estadual e municipal, expressando as grandes finalidades e diretrizes que orientam o sistema de ensino como um todo.
(__)O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é o planejamento no nível meso, ou institucional, no qual a escola, com a participação de sua comunidade, traduz as políticas mais amplas em um projeto singular, adequado à sua realidade e às suas concepções.
(__)O planejamento curricular e o plano de ensino situam-se no nível micro da organização escolar, referindo-se à organização e ao desenvolvimento concreto do trabalho pedagógico em sala de aula, sob a responsabilidade dos professores.
(__)Os diferentes níveis de planejamento (macro, meso e micro) são totalmente independentes e desarticulados entre si, cabendo à escola seguir apenas o seu próprio planejamento, sem qualquer relação com as políticas do sistema.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.