limpar filtros
Questões por página:
Mario Sergio Cortella, ao discutir o conceito de ética, recorre à definição de Paul Ricoeur: "Ética é vida boa, para todas e todos, em instituições justas". Analise as afirmativas a seguir, que desdobram essa concepção:

I.A ideia de "vida boa" refere-se a uma vida com ostentação, excesso e luxúria, na qual o acúmulo de bens materiais é o principal indicador de felicidade e realização pessoal.

II.O princípio "para todas e todos" significa que a qualidade de vida individual é insuficiente, pois se configura como privilégio; a qualidade social só é alcançada quando a liberdade e a dignidade são estendidas à totalidade da comunidade.

III."Instituições justas" são aquelas que, independentemente de sua natureza (família, escola, governo), atuam deliberadamente na direção de construir e viabilizar uma vida boa para a coletividade, e não apenas para alguns indivíduos.


Está correto o que se afirma em:
Mario Sergio Cortella, ao refletir sobre a formação para o bem em um mundo competitivo, contrapõe os conceitos de adaptação e integração. A respeito dessa distinção, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A adaptação é uma postura passiva, na qual o indivíduo é absorvido pela realidade existente, conformando-se com suas injustiças e se tornando parte delas para sobreviver.

(__)A integração é uma postura ativa, na qual o indivíduo, mesmo vivendo em um meio adverso, não é derrotado por ele, mas busca fazer parte da realidade de forma crítica, com o propósito de reinventá-la.

(__)Formar uma criança para ser ética em uma sociedade competitiva significa adaptá-la à "canalhice" existente, ensinando-a a usar as mesmas estratégias para garantir seu sucesso individual.

(__)Educar para a integração significa preparar a pessoa para resistir à desumanização, sem negar a realidade, mas enfrentando-a com a esperança de que o mundo pode ser refeito de outro modo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
O documento sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para a deficiência intelectual define as atribuições do professor que atua nesse serviço. A esse respeito, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)É atribuição do professor do AEE substituir o professor da classe comum, assumindo a responsabilidade pela escolarização do aluno com deficiência intelectual em uma sala de aula separada.

(__)O professor do AEE deve identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, considerando as necessidades específicas dos alunos, para serem utilizados tanto na sala de recursos quanto na sala de aula comum.

(__)Compete ao professor do AEE estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços e estratégias que promovam a participação dos alunos nas atividades escolares.

(__)A orientação às famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno é uma das atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Mario Sergio Cortella discute a competência docente, afirmando que ela não se esgota no "fazer bem", mas exige também o "fazer o bem". Qual das seguintes ações de um professor de educação especial melhor exemplifica a articulação entre essas duas dimensões?
Rosita Edler Carvalho, ao discutir as barreiras para a aprendizagem e a participação, afirma que a remoção dessas barreiras requer a identificação de sua origem. Qual das seguintes situações exemplifica uma barreira para a aprendizagem cuja origem está predominantemente na prática pedagógica, conforme a análise da autora?