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Na obra Encontros e Desencontros na relação família-escola, Zymanski evidencia que a relação família-escola é marcada por um campo de tensões entre encontros e desencontros, mas também por possibilidades de construção conjunta. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):

(__)Zymanski ressalta que a família é o primeiro espaço de socialização, onde se transmitem valores, normas, afetos e expectativas. Já a escola constitui-se como espaço institucionalizado, responsável pela sistematização do conhecimento e pela formação cidadã. Nesse diálogo, surgem os "encontros", quando há cooperação e alinhamento entre as práticas familiares e escolares, potencializando o desenvolvimento da criança.
(__)Um ponto central da reflexão da autora é a desigualdade social. Famílias de diferentes contextos socioeconômicos possuem distintos capitais culturais, o que impacta diretamente na relação com a escola. Muitas vezes, a instituição escolar não reconhece ou não valoriza os saberes familiares, impondo modelos hegemônicos de participação e reforçando barreiras entre famílias populares e a escola.
(__)Zymanski afirma que o professor é o protagonista da relação aluno e família na escola. Nesse sentido, cabe ao docente intermediar o diálogo com a família e, ao mesmo tempo, preservar a autonomia social da escola. Para isso, é necessário reconhecer que a maioria das famílias desestruturadas ou desinteressadas dificilmente contribuirá para o processo educativo, sendo papel da escola compensar essas ausências.

A sequência CORRETA é:
Durante a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP), a equipe diretiva de uma escola propôs um planejamento centrado em metas administrativas e financeiras, deixando em segundo plano a discussão pedagógica e a participação da comunidade. Um grupo de professores questiona essa escolha, defendendo que o planejamento deveria ser um espaço de formação ética e de prática educativa. Com base nas concepções de Gandin, assinale a alternativa correta.
Uma escola registra aumento nas solicitações de encaminhamento de alunos ao psiquiatra devido a agitação e dispersão. Parte da equipe acredita que tais comportamentos indicam um transtorno clínico, enquanto outra parte questiona se o problema não estaria na própria organização escolar, marcada por práticas repetitivas, avaliações padronizadas e pouco espaço para a diversidade. Com base nas críticas à medicalização e na defesa da educação inclusiva:
Paulo Freire, em A Importância do Ato de Ler - em três artigos que se completam, apresenta uma reflexão profunda sobre a leitura como prática social, cultural e política. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).

(__) Para Freire, todo sujeito, antes de decodificar signos gráficos, interpreta a realidade em que vive, produzindo sentidos a partir de suas experiências, práticas e contextos históricos. Essa percepção o leva a afirmar que alfabetização deve ser baseada no treinamento de habilidades cognitivas e mecânicas.
(__) A alfabetização é entendida por Freire como parte de um projeto mais amplo de humanização, no qual o educando deixa de ser objeto para tornar-se sujeito da história.
(__) Ao enfatizar a indissociabilidade entre ler a palavra e ler o mundo, o autor apresenta a alfabetização como prática de liberdade, sustentada pela consciência crítica, pela valorização da experiência cultural dos educandos e pela abertura ao diálogo como fundamento da educação democrática.

A sequência CORRETA é:
Uma rede municipal inicia um programa de formação continuada para docentes, propondo encontros reflexivos sobre dilemas éticos, diversidade cultural e uso pedagógico das tecnologias. Alguns gestores, contudo, defendem que seria mais eficiente oferecer apenas treinamentos técnicos rápidos sobre ferramentas digitais, sem priorizar debates mais amplos. Com base nas concepções sobre formação docente e ética profissional: