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Prefeitura de Itapoá - SC - 2025 - CONSULPAM - 2025 - Prefeitura de Itapoá - SC - Professor Disciplina de Música
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Questões por página:
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Concurso:
Prefeitura de Itapoá - SC
Disciplina:
Pedagogia
Use o banco de termos e relacione as colunas identificando qual abordagem pedagógica em música é descrita em cada enunciado.
Coluna 1
Banco de termos (sem repetição):
1) Zoltán Kodály.
2) Carl Orff.
3) Keith Swanwick.
4) R. Murray Schafer.
Coluna 2
(__) Ênfase em canto coral, solfejo relativo, hand signs, leitura e escrita musical progressivas, com repertório folclórico nacional e sequência didática graduada.
(__) Integra fala, ritmo, movimento e percussão de pequenas e médias sonoridades; ostinatos, bordões e improvisação como eixos do fazer musical lúdico.
(__)Música como forma de conhecimento; integração de composição, performance e apreciação com critérios de julgamento e desenvolvimento musical em espiral.
(__) Centralidade da escuta ambiental e da paisagem sonora; atividades como caminhadas sonoras, mapas acústicos e exploração crítica do ambiente sonoro.
A alternativa que determina a sequência CORRETA é:
Coluna 1
Banco de termos (sem repetição):
1) Zoltán Kodály.
2) Carl Orff.
3) Keith Swanwick.
4) R. Murray Schafer.
Coluna 2
(__) Ênfase em canto coral, solfejo relativo, hand signs, leitura e escrita musical progressivas, com repertório folclórico nacional e sequência didática graduada.
(__) Integra fala, ritmo, movimento e percussão de pequenas e médias sonoridades; ostinatos, bordões e improvisação como eixos do fazer musical lúdico.
(__)Música como forma de conhecimento; integração de composição, performance e apreciação com critérios de julgamento e desenvolvimento musical em espiral.
(__) Centralidade da escuta ambiental e da paisagem sonora; atividades como caminhadas sonoras, mapas acústicos e exploração crítica do ambiente sonoro.
A alternativa que determina a sequência CORRETA é:
Concurso:
Prefeitura de Itapoá - SC
Disciplina:
Música
Na Teoria da Harmonia Tonal, as relações entre os centros tonais são cruciais para a análise e a composição. As modulações e inflexões tonais são frequentemente classificadas com base na proximidade entre a tonalidade de origem e a de destino. As relações mais comuns são: Tons Relativos; Tons Vizinhos e Tons Homônimos.
Analise a seguinte progressão harmônica cifrada, que se inicia em Dó Maior:
C | Am | F | G7 | C || Cm | Fm | G7 | Cm
A relação tonal explorada entre a primeira seção (compassos 1-5, terminando em Dó Maior) e a segunda seção (compassos 6-8, centrada em Dó menor) é descrita CORRETAMENTE como uma passagem para um tom:
Analise a seguinte progressão harmônica cifrada, que se inicia em Dó Maior:
C | Am | F | G7 | C || Cm | Fm | G7 | Cm
A relação tonal explorada entre a primeira seção (compassos 1-5, terminando em Dó Maior) e a segunda seção (compassos 6-8, centrada em Dó menor) é descrita CORRETAMENTE como uma passagem para um tom:
Concurso:
Prefeitura de Itapoá - SC
Disciplina:
Pedagogia
A professora de música de uma escola pública, localizada em uma área de grande movimento no centro da cidade, decide propor uma atividade que conecte a experiência musical dos alunos à sua realidade sonora cotidiana. Em vez de iniciar com a leitura de partituras ou a prática de um instrumento, ela pede que todos fechem os olhos em silêncio por três minutos e, em seguida, listem em um papel todos os sons que conseguiram identificar, desde os mais sutis dentro da sala (o zumbido do ar-condicionado, o ranger de uma cadeira) até os mais evidentes do lado de fora (buzinas, sirenes, vozes de vendedores). Na aula seguinte, ela organiza um "passeio auditivo" pelos arredores da escola, com a única regra de não conversar, apenas escutar. Ao retornarem, os alunos debatem sobre os sons, classificando-os como agradáveis ou desagradáveis, constantes ou esporádicos, e criam em grupo uma pequena composição com sons corporais e vocais que represente a "música" do seu bairro.
A prática pedagógica da professora está relacionada ao seguinte conceito teórico-metodológico:
A prática pedagógica da professora está relacionada ao seguinte conceito teórico-metodológico:
Concurso:
Prefeitura de Itapoá - SC
Disciplina:
Música
A classificação precisa dos intervalos musicais é um pilar fundamental da teoria e análise musical. Cada intervalo é definido por duas dimensões: sua distância numérica (uníssono, segunda, terça, etc.), determinada pela contagem de graus na pauta a partir da nota base, e sua qualidade (maior, menor, justo, aumentado, diminuto), que especifica a distância exata em tons e semitons. A existência de intervalos enarmônicos — que possuem a mesma sonoridade mas grafias e funções teóricas distintas (ex: 2ª aumentada e 3ª menor) — exige atenção redobrada do músico na leitura e análise.
Observe os quatro intervalos harmônicos numerados no trecho a seguir, escritos em clave de Sol, e concentre-se no intervalo n.º 3.
Sobre a notação apresentada e as regras de classificação de intervalos, a alternativa que descreve CORRETAMENTE o intervalo n.º 3 é:
Observe os quatro intervalos harmônicos numerados no trecho a seguir, escritos em clave de Sol, e concentre-se no intervalo n.º 3.
Sobre a notação apresentada e as regras de classificação de intervalos, a alternativa que descreve CORRETAMENTE o intervalo n.º 3 é:
Concurso:
Prefeitura de Itapoá - SC
Disciplina:
Música
Considere o seguinte caso hipotético:
Em uma aula de Análise Musical, a professora apresenta aos alunos uma melodia de inspiração folclórica irlandesa. A melodia possui uma sonoridade predominantemente "maior", alegre e dançante, mas os alunos notam que lhe falta a sensação de "resolução" e a tensão cadencial típicas da música tonal clássica. A professora toca a melodia novamente, agora harmonizada, e os alunos percebem que o acorde que repousa sobre o V grau não é maior, como esperado, mas sim menor. Ao analisar a escala utilizada, partindo da nota Sol (G), eles notam a seguinte sequência de notas: Sol - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá (natural) - Sol. A professora então afirma que essa estrutura é a chave para entender a sonoridade particular da canção.
De acordo com a análise da professora e as características do modo Mixolídio, assinale a alternativa que descreve a razão estrutural e perceptiva para essa sonoridade característica.
Em uma aula de Análise Musical, a professora apresenta aos alunos uma melodia de inspiração folclórica irlandesa. A melodia possui uma sonoridade predominantemente "maior", alegre e dançante, mas os alunos notam que lhe falta a sensação de "resolução" e a tensão cadencial típicas da música tonal clássica. A professora toca a melodia novamente, agora harmonizada, e os alunos percebem que o acorde que repousa sobre o V grau não é maior, como esperado, mas sim menor. Ao analisar a escala utilizada, partindo da nota Sol (G), eles notam a seguinte sequência de notas: Sol - Lá - Si - Dó - Ré - Mi - Fá (natural) - Sol. A professora então afirma que essa estrutura é a chave para entender a sonoridade particular da canção.
De acordo com a análise da professora e as características do modo Mixolídio, assinale a alternativa que descreve a razão estrutural e perceptiva para essa sonoridade característica.