40 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 8
Questões por página:
A respeito do monitoramento da qualidade da água para consumo humano, analise as afirmativas a seguir:
I. No que se refere ao plano de amostragem, para serem representativas, as amostras precisam ser réplicas das condições físicas, químicas e biológicas de ambiente onde foram coletadas, de forma que a água coletada represente a qualidade da água amostrada.
II. A periodicidade da amostra deve ser estabelecida de forma a evitar as variações que ocorrem na qualidade da água, devendo-se priorizar a coleta de amostras pontuais, que minimizem as variações sazonais.
III. É recomendado que todas as amostras coletadas sejam acompanhadas de uma ficha de campo, que deve conter nome do manancial, local de coleta, data e hora da coleta, condições climáticas, finalidade das amostras e nome do coletor.
IV. O laboratório responsável pela análise deve possuir programa de controle formalizado, que inclua manutenção preventiva e calibração periódica de equipamentos, protocolos descritivos dos procedimentos utilizados e regras de segurança.
Estão corretas as afirmativas
A Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
A respeito dos padrões de potabilidade definidos nessa portaria, analise as afirmativas a seguir:
I. Em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede) ou pontos de consumo, deverá atender ao valor máximo permitido de 1,0 uT para turbidez.
II. É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede) e nos pontos de consumo.
III. No controle da qualidade da água, quando forem detectadas amostras com resultado positivo para coliformes totais, ações corretivas devem ser adotadas pelo responsável pelo Sistema de Abastecimento de Água (SAA) ou Solução Alternativa Coletiva (SAC), e novas amostras devem ser coletadas em dias imediatamente sucessivos até que revelem resultados satisfatórios.
IV. Quando for identificada média geométrica móvel dos últimos 12 meses de monitoramento maior ou igual a 1.000 Escherichia coli/100mL, deve-se avaliar a eficiência de remoção da Estação de Tratamento de Água (ETA) por meio do monitoramento semanal de esporos de bactérias aeróbias.
Estão corretas as afirmativas
A Resolução Arisb-MG nº 138, de 13 de novembro de 2020, dispõe sobre o procedimento de fiscalização da prestação dos serviços públicos de saneamento básico, sobre a aplicação de penalidades por infração administrativa e dá outras providências.
De acordo com essa resolução, o instrumento firmado entre a Arisb-MG e o prestador de serviços, que define condições e prazos para a adequação da não conformidade constatada às disposições legais e regulamentares aplicáveis, é denominado
A Resolução de Regulação e Fiscalização Arisb-MG nº 132/2020, de 8 de setembro de 2020, estabelece as Condições Gerais de Prestação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água Tratada e de Esgotamento Sanitário, no âmbito dos municípios regulados pela Arisb-MG.
I. De acordo com essa resolução, constitui ato irregular a ação ou omissão do usuário relativa aos seguintes fatos:
II. Intervenção nas instalações dos sistemas públicos de água e esgotos que possam afetar a eficiência dos serviços. Instalação hidráulica predial de água ligada à rede pública interligada com abastecimento de água alimentada por outras fontes.
III. Lançamento de despejos que, por suas características, exijam tratamento prévio na rede pública de esgotamento sanitário, sem adequar aos padrões de lançamento.
IV. Derivação do ramal predial antes do hidrômetro (by pass).
Os fatos cuja ação ou omissão do usuário constitui ato irregular estão corretamente apresentados em