limpar filtros
Questões por página:

Leia a atividade pedagógica a seguir.


Uma professora, com o objetivo de apresentar o tema das fake news em sala de aula e conscientizar os estudantes sobre sua relação com o ciberbullying, trouxe à discussão um caso de uma vítima dessa prática, tendo sua foto modificada digitalmente e se tornando alvo de constantes situações vexatórias. Como atividade, solicitou que os alunos elaborassem uma redação problematizando o uso das tecnologias de informação e comunicação e refletindo sobre como essas ferramentas podem ser usadas para prevenir ou combater o ciberbullying. Analise as afirmativas a seguir sobre os conceitos de letramento digital mobilizados por esta atividade.


I. Na atividade, a cultura digital se manifesta como meio e fim quando os estudantes utilizam tecnologias de informação para analisar criticamente o tema das fake news e do ciberbullying, compartilhando ideias e construindo conhecimento de forma colaborativa durante a elaboração da redação.

II. Na atividade, o pensamento computacional se manifesta quando os estudantes identificam e analisam a circulação de informações falsas, decompondo o problema do ciberbullying e reconhecendo padrões de compartilhamento que podem impactar a opinião pública.

III. Na atividade, a tecnologia digital se manifesta na atuação do professor como detentor do conhecimento técnico, explicando aos estudantes os processos de criação de fake news e demonstrando como essas informações circulam, de modo a tornar a prática pedagógica mais efetiva.


Está correto o que se afirma em

Leia a atividade pedagógica a seguir.


Na atividade “Mercado da Turma”, o professor organiza o espaço como um mercado, com diferentes bancas de produtos, e distribui fichas ou dinheiro fictício para que cada criança realize suas compras. Durante a brincadeira, elas escrevem bilhetes e listas, calculam quantidades e valores, negociam com os colegas e resolvem situações-problema que envolvem somas, subtrações e identificação de letras e números.


Considerando a atividade descrita, assinale a opção que apresenta o papel mediador do professor.

Assinale a opção que apresenta corretamente aspectos do desenvolvimento cognitivo da criança segundo a teoria de Jean Piaget.

Leia o trecho a seguir.


Criou-se uma ilusão sobre as avaliações de larga escala, que acabam por condicionar e dirigir as experiências curriculares, como se todo o aparato de educação no Brasil, estivesse à disposição apenas para preparar os alunos para a realização das provas. Não há livro de Anísio Teixeira que não mencione essa seleção. As obras “Educação não é privilégio, Educação é direito” e “Educação no Brasil” apontam a forma piramidal que a educação brasileira naturalizou esses processos. Uma base que vai se alargando, de modo muito mais lento do que gostaríamos, pela entrada de mais gente, porém com um topo que segue estreito.


Adaptado de MOLL, Jaqueline et al. Escola pública brasileira e educação integral: Desafios e possibilidades. e-Curriculum, São Paulo, v.18, n.4, pp.2098-2099.


Com base na leitura do trecho, assinale a opção que expressa corretamente a concepção de avaliação defendida pela autora.

Leia a crônica a seguir.


Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.


Fonte: ALVES, Rubem. “Escolas Gaiolas, Escolas Asas”


Com base na leitura a crônica, assinale a opção que descreve corretamente o papel do professor segundo a perspectiva construtivista de escolarização.