Filtrar


Questões por página:
A musicoterapia foi incorporada à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do SUS, juntamente com outras terapias como acupuntura e arteterapia. Isso a insere formalmente como um recurso terapêutico que pode ser oferecido em diversos níveis de atenção à saúde.

A Lei nº 14.842/2024 regulamentou a profissão de musicoterapeuta no Brasil, o que fortalece a legitimidade da prática e estabelece a necessidade de formação qualificada (graduação ou pós-graduação) para o exercício da atividade, garantindo a responsabilidade ética e técnica do profissional.

Analise o texto abaixo segundo o seu artigo 2º.

Musicoterapeuta é o profissional que utiliza a música e os seus elementos para .................................. nos ambientes médico, educacional e outros, com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades, em busca de .................................., a qualidade de vida e a saúde do ser humano em seus aspectos físico, mental e social.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Baseado nos Princípios Fundamentais do Código de Ética, Orientação e Disciplina do Musicoterapeuta, de acordo com o art 6, são deveres do musicoterapeuta:

1. Assumir responsabilidades somente por atividades para as quais esteja capacitado.
2. Sugerir serviços de outros profissionais musicoterapeutas ou de demais campos de especialização profissional, por motivos justificáveis, no caso de não poder continuar o trabalho iniciado.
3. Zelar para que o exercício profissional seja efetuado com a máxima dignidade. Acolher situações em que o cliente/paciente/usuário atendido esteja correndo risco ou o exercício profissional esteja sendo desrespeitado.
4. Recusar convites para participar de movimentos de interesse da categoria que visem à promoção da profissão.
5. Trabalhar com compromisso pautado no contexto social, voltado para atuação ético-política na sociedade, comprometida com a transformação social nos diferentes campos de atuação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A Musicoterapia Plurimodal (MPM) vem sendo desenvolvida por Diego Schapira e diversos colaboradores, formalmente, desde a década de 90. Hoje é mundialmente reconhecida como um modelo de musicoterapia. As técnicas musicoterapêuticas adotadas pela MPM podem ser empregadas com diferentes usuários, de qualquer faixa etária e condição fisiopsíquica, com ou sem conhecimentos musicais. Em uma sessão de musicoterapia, onde o objetivo é promover a identidade de um grupo e também trabalhar com o desenvolvimento individual do paciente, podemos utilizar algumas técnicas do trabalho com a MTM.
Numere a coluna 2, identificando as características pertencentes às categorias da coluna 1

Coluna 1 Categorias
1. Criação
2. Indução Evocativa Inconsciente
3. Questionário Projetivo de Canções
4. Associação Livre Cantada

Coluna 2 Características
( ) Cantar a primeira canção que vier à mente, não tendo a obrigatoriedade de o usuário conhecer a letra da música inteira.
( ) Sugerir canções que recordam o paciente em determinadas circunstâncias da sua vida.
( ) Escolher dois acordes para paciente e terapeuta cantarem algum tema.
( ) Paciente e terapeuta criam um espaço para a produção de uma canção.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Como afirma Ancona-Lopez (1984), “o conhecimento é contingente, as técnicas não são regras imutáveis, e toda sistematização é provisória e passível de reestruturação”.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e falsas ( F ) situando o estudo do modelo de musicodiagóstico na abordagem fenomenológico-existencial, uma vez que os dados obtidos na montagem da história sonoro-musical ajudam no autoconhecimento ou delimitam os limites entre a avaliação diagnóstica e a intervenção musicoterápica.

( ) Em musicoterapia realizamos um diagnóstico nos campos da ciência, da filosofia e das artes, especificamente da arte musical.
( ) O musicodiagnóstico serve como um importante subsídio inicial ao musicoterapeuta que não necessariamente será o mesmo que processará o tratamento.
( ) A avaliação diagnóstica precisa ser descritiva para medir o quanto o paciente entende de música, no que se refere a repertório e elementos estruturais e estéticos.
( ) O profissional musicoterapeuta deve elaborar musicodiagnósticos que sejam voltados à realidade socioeconômica e cultural dos envolvidos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
No Brasil, a Musicoterapia compõe o rol das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), a partir da Portaria 849 de 2017. Também compõe o quadro de trabalhadores e procedimentos do Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM (Órteses, Próteses e Materiais Especiais ) do SUS através da Portaria 24, de 14 de janeiro de 2014, em ações de promoção, tratamento e reabilitação da saúde. A inserção da Musicoterapia no SUS tem ocorrido na atenção primária, atenção especializada e ambiente hospitalar.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao tema.

1. Em locais da Atenção Básica, a musicoterapia atua com estratégia de saúde da família nas clínicas da família ou unidades básicas de saúde e consultórios de rua.
2. Na Atenção Especializada, a Musicoterapia tem sido inserida nos CAPS para a reabilitação psicossocial.
3. Na atenção Especializada, a Musicoterapia tem sido inserida em locais especializados para acompanhamento de doenças crônicas, saúde da pessoa idosa, reabilitação neurológica e física.
4. Nos hospitais, a musicoterapia atua em áreas especializadas em formação da equipe médica e multidisciplinar, com intuito de ajudar no manejo, em âmbito social e emocional entre médico e paciente.
5. Nos hospitais, a musicoterapia atua como prática para humanização hospitalar, além de atuar na internação pediátrica, na oncologia e mesmo em situações de pré e pós-operatório.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.