Filtrar


Questões por página:
Leia o trecho a seguir.
“Os chamados ‘meios de comunicação social’, também apelidados, à inglesa, mídia, estão submetendo a pobre língua portuguesa a um processo de tortura que não se pode prever se ela resistirá.
Os jornais, sem exclusão dos chamados ‘classe A’, disputam um triste páreo de solecismos, barbarismos, cacofonias, ambiguidades e outros aleijões, que confrangem esse legado recebido de graça, já perfeito e acabado, quando o Brasil nasceu para a europeização.
[....] Para o que ora nos interessa, basta lembrar que, indiscutivelmente, outrora se escrevia e falava muito melhor que hoje ‘nosso português casta linguagem.”
Chaves de Melo, Gladstone. Na Ponta da Língua, v.2.
A principal crítica desse pequeno texto se dirige

No ano de 1990, foi lançado no Brasil um filme americano que recebeu o título Esqueceram de mim.
Assinale a opção que mostra um comentário adequado sobre esse título.
Um jornal carioca trazia, há tempos, a seguinte notícia:
Mudança nas moedas
A partir de junho começam a entrar em circulação as moedas de Cr$100 e Cr$500 substituindo as cédulas que trazem estampadas a poetisa Cecília Meireles e o naturalista Augusto Ruschi, respectivamente. O lançamento das moedas foi aprovado na reunião de ontem do Conselho Monetário Nacional, colocando fim à família de notas criadas no governo Sarney, sob a égide dos cruzados novos.

Sobre a construção desse pequeno texto jornalístico, assinale a afirmativa que apresenta o comentário adequado.
Leia as duas primeiras estrofes de um poema de Olavo Bilac, intitulado Língua Portuguesa:
Última flor do Lácio, inculta e bela, És, a um tempo, esplendor e sepultura. Ouro nativo, que na ganga impura A bruta mina entre os cascalhos vela...
Amo-te assim, desconhecida e obscura, Tuba de alto clangor, lira singela, Que tens o trom e o silvo da procela, E o arrolo da saudade e da ternura!
Como o título do poema indica, o tema dos versos acima é a Língua Portuguesa. Interpretando-se o que nele está expresso, assinale a afirmativa inadequada.
Um participante de uma prova náutica se perde com seu barco em função de um forte vento; ao desembarcar em um local desconhecido, pergunta a um habitante do local:
Onde estou? — Numa ilha – respondeu o outro.
Sobre a eficiência comunicativa desse diálogo, o comentário correto é que o habitante da ilha