Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Assinale a alternativa em que a frase, reescrita a partir de informações do texto, atende à norma-padrão de regência verbal e de regência nominal.
mostrar texto associado
Na reescrita de informações do texto, o emprego de pronomes e a colocação pronominal atendem à norma- -padrão em:
mostrar texto associado
Sem prejuízo de sentido ao texto, na passagem – Achava que não ficava bem o filho dum responsável, mesmo se pequeno, andar com um cão. (4o parágrafo) –, a expressão destacada pode ser substituída por:
mostrar texto associado
Conforme relatado na carta, o jovem era advertido por levar o cão à escola porque o pai
mostrar texto associado
Observe o trecho a seguir (extraído e adaptado do Texto 04):
“Para Davidov, crianças e jovens vão à escola para aprender a cultura e internalizar os meios cognitivos de compreender o mundo e transformálo. Para isso, é necessário pensar - estimular a capacidade de raciocínio e julgamento, melhorar a capacidade reflexiva. Nessa direção, Libâneo aponta que a "didática", hoje, precisa comprometer-se com a qualidade cognitiva das aprendizagens e esta, por sua vez, está associada à aprendizagem do pensar. Cabe-lhe investigar como se pode ajudar os alunos a se constituírem como sujeitos pensantes, capazes de pensar e lidar com conceitos, argumentar, resolver problemas, para se defrontarem com dilemas e dificuldades da vida prática. A razão pedagógica está também, associada, inerentemente, ao valor, a um valor intrínseco, que é a formação humana, visando ajudar os outros a se constituírem como sujeitos, a se educarem, a serem pessoas dignas, justas, cultas.”
Sabe-se que, em língua portuguesa, há expressões que funcionam como elementos de conexão (coesão), além de contribuírem para a construção de sentido no texto. Nesse sentido, as palavras em destaque contribuem para dar os seguintes sentidos, respectivamente: